Meus Sermões

A CONSTRUÇÃO DE UM VASO DE BÊNÇÃO
Jeremias 18:1-8

 

Introdução
A mensagem desta noite seria dada hoje pela manhã, não fosse o fato de Deus ter intervindo e mudado as coisas.

Se você participou do encontro pela manhã, sabe que o Senhor nos enviou uma Palavra de despertamento espiritual... Ele se assentou no trono para nos abençoar... recebeu a nossa adoração e disse para irmos mais fundo, até ficarmos completamente imersos em Seu Espírito.

E para esta noite, a minha expectativa de uma manifestação do Senhor é maior ainda... há algo tremendo para você hoje! [diga isto à pessoa ao lado:
Há algo tremendo para você hoje].

Quero falar sobre a construção de um vaso, de um vaso de bênçãos, capaz de conter a unção de Deus e retê-la, afim de abençoar a vida de muitos outros, derramando sobre eles daquilo que se está cheio da parte de Deus.

Hoje eu subo aqui para ministrar com um vaso nas mãos... é um vaso de barro como podem ver, fabricado por um oleiro e, embora tenha sido produzido em escala industrial, é um vaso de barro que passou por um processo de modelamento.

O mesmo processo que Deus mostrou ao profeta Jeremias, conforme lemos aqui em seu livro, no cap. 18.

O Deus Eterno me disse: 2 -Desça até a casa onde fazem potes de barro, e lá eu lhe darei a minha mensagem. 3 Então eu fui e encontrei o oleiro trabalhando com o barro sobre a roda de madeira. 4 Quando o pote que o oleiro estava fazendo não ficava bom, ele pegava o barro e fazia outro, conforme queria. 5 Aí o Eterno me disse: 6 -Será que eu não posso fazer com o povo de Israel o mesmo que o oleiro faz com o barro? Vocês estão nas minhas mãos assim como o barro está nas mãos do oleiro. Sou eu, o Eterno, quem está falando. 7 Em qualquer momento, posso dizer que vou arrancar, derrubar ou destruir qualquer nação ou reino. 8 Mas, se essa nação ou esse reino abandonar a sua maldade, então eu mudarei de idéia a respeito daquilo que tinha prometido fazer

Amados, o Senhor nosso Deus, tem um jeito todo especial para moldar o caráter de cada um dos Seus servos. 

E o profeta Jeremias, desceu à casa do oleiro, para observar justamente isto: como o barro é trabalhado... e então, ele compreendeu esse modelamento
Jeremias viu o barro ser modelado e tomar a forma de vaso!

E ao final de tudo, Jeremias entendeu que todo esse processo de moldar o barro, é também necessário para a formação do caráter de um servo de Deus.

Mas esse processo de moldar o barro não é tão simples... talvez tenha sido especialmente por isso, que Deus mandou Jeremias ir a olaria, à casa do oleiro. 

Então, quando lemos no v.3, Jeremias contando:
eu fui e encontrei o oleiro trabalhando com o barro sobre a roda de madeira, precisamos entender logo que esse barro passou por alguns estágios, por algumas fases que possibilitava ser moldado.

...e a primeira fase foi esta:
A Fase da Escolha
Eu consegui a informação de que existem cerca de duzentos tipos de barros conhecidos, entretanto, apenas oito tipos de barro servem para a fabricação de vasos.

Irmãos e irmãs, Deus escolhe o barro que quer usar. 

Sabe o que isso significa? ...significa que se você foi escolhido por Deus para ser filho dEle, servo dEle, então isto revela que você é feito de um barro especial, próprio para ser moldado e trabalhado. Amém?

Agora, bata no ombro do irmãozinho ao lado e diz assim pra ele:
Você é feito de um bom barro!.

Você deve valorizar isto
você é um servo de Deus, uma serva de Deus, porque Ele mesmo te escolheu! Aleluia!

Na Bíblia, o apóstolo Paulo gostava de mencionar isto nas cartas que escrevia: 

Em Ef 1.11 lemos isto:
...Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo. Aleluia! 

Aos Cl 3.12, Paulo escreveu:
Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Aleluia! 

E o apóstolo Pedro também, escreveu:
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus... (1Pd 2.9). Aleluia!!!

Portanto, irmão/irmã: tenha em alta conta o fato de haver sido escolhido, escolhida, para servir a Deus. Você é servo de Deus - valorize isto!

...essa é a primeira fase, depois o barro passa para a:
A Fase do Curtimento
Agora vamos ler o v.4 de Jeremias 18:
Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer.

Observe que o vaso que Jeremias viu ser feito, se partiu, se quebrou... isto acontece quando o barro não está muito bem curtido.

Essa é uma das fases mais importantes, pois o vaso tem que ficar no "curtimento".

Quanto maior curtimento, maior liga... e quanto maior o vaso, maior o tempo necessário de curtimento. 

A lição agora, irmãos, é que: Quanto maior a Obra que Deus quer que você realize, maior será o tempo que você deverá estar só, meditando e avaliando a sua vida diante de Deus. 

O curtimento do barro é como aquela época em que Deus está pronto a falar e ouvir a todos os Seus filhos, menos a você. 

É quando você fica como Jacó em Peniel, lutando, buscando e clamando:
Senhor, não te deixarei ir, se me não abençoares (Gn 32.26). 

Amado, todos os grandes servos de Deus, experimentaram um deserto em suas vidas.

...agora, depois de curtido, o barro passa para a próxima fase, é a terceira:
A Fase do Pisamento
Quando o barro é tirado do curtimento, talvez depois de muito tempo, ele é colocado em um local próprio para ser, literalmente, pisado, amassado.

Pisar o barro é necessário para que todo o ar existente nele seja retirado, se não, formam-se bolhas e o vaso fica defeituoso. 

Quem sabe, o motivo de lermos isto no v.4 (que o vaso se quebrou na mão do oleiro), tenha sido causado por essas bolhas de ar... ou devido ao fato do barro não haver sido pisado o suficiente?

Pisar o barro é uma fase importante no processo de fabricação de vasos de barro!

Agora, o que você imagina estar acontecendo quando, em determinados momentos da vida, Deus permite que você seja humilhado, desprezado, ferido e coisas assim?

Essa é a fase do pisamento, irmão... é Deus querendo fazer de você um vaso de bênção, e por isso, permitindo que você seja pisado.

Nessa fase, parece que todos falam mal de você... ninguém lhe entende... todo mundo julga as suas atitudes...

Mas para que propósito Deus permite isso? ...é para que você perca todo o orgulho, toda a vaidade, toda a sua autoconfiança... 

Amado, para você ser feito um vaso de bênção, cada bolha com ar de pecado, precisa ser removida do seu coração.

Por isso que na Bíblia lemos na carta de Tiago:
Meus irmãos e minhas irmãs, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Ou como diz uma versão antiga: ...tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações

Porque, sendo você um filho de Deus, quando Ele permite que o mal lhe sobrevenha, não é porque está visando a sua destruição, mas a sua utilização. Oh! Glória!

...e depois desse barro haver sido escolhido, curtido e pisado, ele entra na quarta fase:
A Fase dos Acréscimos
Leio esse v.4 e torno a me perguntar: Por que motivo
o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro... ?

Terá faltado algum ingrediente àquele barro? ...por que ao barro, para a fabricação de vasos, se faz necessário acrescentar palha fina, pedra triturada e restos de cerâmica
pois sem essa mistura o vaso se tornará fraco e fácil de ser quebrado. 

E como Deus quer que os Seus servos e as Suas servas sejam?

Deus não quer vasos fracos em Sua obra... Deus não quer homens e mulheres que lhe sirvam sem consistência, sem firmeza... incapazes de suportar o peso de Sua glória... ou incapazes de reter o enchimento de Sua unção. 

Deus quer vasos resistentes!

O vaso desejado por Deus é daquele tipo que serve para uso diário.
Eu já observei que na casa de minha mãe, há pratos para uso cotidiano e pratos para uso esporádico. Os pratos para uso esporádico são finos, de porcelana até! ...mas os do dia-a-dia são mais rígidos, mais resistentes, são os famosos
duralex.

Oh! Irmãos, em Sua obra, Deus não quer vasos de porcelana que só são usados esporadicamente... Deus quer vasos resistentes para uso diário!

Por isso receba do Espírito Santo os acréscimos necessários à sua vida...

Porque para servir a Deus como vaso de bênção, você precisa de santidade, precisa de humildade, precisa de compromisso, precisa de submissão, precisa de obediência a Deus...

Você não será um vaso fraco nem defeituoso, se receber esses acréscimos.

...agora, vamos à última fase do processo... depois do barro haver sido escolhido, curtido, pisado e recebido os acréscimos necessários, ele então entra nesta fase:

A Fase do Molde
Vamos tornar ao v.4: Quando o pote que o oleiro estava fazendo não ficava bom, ele pegava o barro e fazia outro, conforme queria. 5 Aí o Eterno me disse: 6 -Será que eu não posso fazer com o povo de Israel o mesmo que o oleiro faz com o barro? Vocês estão nas minhas mãos assim como o barro está nas mãos do oleiro....

Essa é a fase do barro tomar forma, tomar a forma definitiva de vaso! ...é a fase do molde.

O profeta Jeremias observou, diz aqui, que o oleiro levou o barro para a
roda de madeira a fim de quê? ...moldá-lo.

Portanto, nesse ponto, o barro está prestes a se tornar um vaso segundo o coração do oleiro. 

Assim se passa conosco, irmãos: somente quando nos rendemos à vontade de Deus, como barro em Suas mãos, é que o Senhor, então, pode moldar a nossa vida.

E qual o molde que o Senhor deseja nos dar? ...é o de servo, caráter de servo... como Jesus, que como Ele mesmo declarou
o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente (Mc 10.45).

Deus quer que sejamos vasos da forma de Jesus, um servo cheio do Espírito Santo, que como está escrito na Bíblia:
...deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos (1Jo 3.16), porém, somente servos, somente pessoas que foram moldadas por Deus, são capazes de viver assim.

Conclusão
Irmãos e irmãs, depois de Deus ter:
...nos escolhido, 
...ter nos deixado criar liga, 
...ter tirado fora todo o nosso orgulho e autoconfiança, 
...e ter nos acrescido de santidade, humildade, obediência e outras virtudes... 
...é que, finalmente (e só então), Ele pode começar a nos moldar. 

E quando estivermos prontos, vem a unção de Deus, vem o Espírito Santo e nos enche de poder para fazer a obra de Deus.

Se você quer ser vaso de bênção esse é o processo. 

Mas não retarde aquilo que Deus quer fazer; ponha-se agora mesmo nas mãos de Deus, o divino Oleiro, sem nenhuma resistência.

Deixe-se ser trabalhado, curtido... Deus tem sonhos com você e quer usa-lo como vaso de bênção!
...quem sabe para a transformação da sua família? 
...quem sabe para a pregação do Evangelho aos vizinhos ou às nações da terra? 
...ou quem sabe para a gerência de negócios que irão garantir o ensino cristão às crianças... ou a impressão de Bíblias, de livros e revistas?
...ou quem sabe ainda, o sonho de Deus seja usá-lo na música, na arte da adoração?
...quem sabe, Deus sonha com você na direção do ensino público ou na engenharia de sistemas que facilitarão a vida de todos?

Amado, não faça resistência... não tenha reservas... Deus quer faze-lo vaso de bênção!

Pr Walter Pacheco da Silveira