Meus Sermões

APRENDENDO COM EZEQUIAS A VENCER DESAFIOS 
Isaías 38.3-5

 

Texto: "Lembra-te, Senhor, de como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera, e tenho feito o que tu aprovas". E Ezequias chorou amargamente. 4 Então a palavra do Senhor veio a Isaías: 5 "Vá dizer a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de seu antepassado Davi: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; acrescentarei quinze anos à sua vida. - NVI

Introdução
Meu assunto hoje é: "Aprendendo Com Ezequias a Vencer Desafios".
Qual tem sido o seu grande desafio? ...o que tem sido um problemão para você? 

Ezequias era servo de Deus e rei de Judá. Ele enfrentou desafios... como dizem alguns, teve os seus abacaxis, ou pepinos, se você preferir.

E o maior de todos, tenho certeza que foi esse aqui: Um dia Ezequias recebeu a notícia de que estava com uma enfermidade mortal. 

Deus mesmo mandou que o profeta Isaías fosse dizer ao rei Ezequias, o que lemos no v.1: "Ponha a casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará". 

Escute isto, especialmente você que vem encarando o maior problema já surgido em sua vida até hoje: o seu desafio é desse tamanho? ...é tão sério o seu problema que dele você não se recuperará?

Quem disse que você não se recuperará?
Porque você pode ter dito isto a si mesmo - ao ver a situação tão difícil, você pode ter se comovido, e os olhos se enchido de lágrimas e o coração de dor... então, em sua comoção, você disse: "Não vou me recuperar". Mas você pode estar equivocado, não pode? ...quando os olhos se enchem de lágrimas a visão se embaça!

Mas mesmo que você tenha dito estas palavras: "não vou me recuperar", acredite, pela experiência de Ezequias, Deus revela que você pode se recuperar SIM!

Agora, pode ser que alguém lhe tenha dito: "Você não se recuperará...". Há tanta gente agourenta, gente que só prediz o mal... gente que é incapaz de crer num milagre... não entendo porque você conversa com esse tipo de pessoa...
Amado: milagres acontecem... acontecem porque a palavra "impossível" não está no vocabulário de Deus. Aleluia!

Portanto, ainda que alguém lhe tenha dito: "você não irá se recuperar", a Bíblia mostra, pela experiência do rei Ezequias, que você pode se recuperar SIM!

Mas, quem sabe, foi o próprio Deus quem lhe disse "você não se recuperará", porque foi assim com Ezequias...
O profeta Isaías foi até ele e declarou: "Assim diz o Senhor... você não se recuperará".

Mas, ainda assim, mesmo que o próprio Deus lhe tenha dito "você não se recuperará", amado, confia: o Deus que pronunciou estas palavras é Deus misericordioso, é Deus compassivo... Seu coração é sensível... A Bíblia diz que o SENHOR se compadece daqueles que o temem. (Sl 103.13). Aleluia! Você pode se recuperar sim... se recuperar sim! Sim! ...um forte aplauso ao Senhor!

Por isso que, o rei Ezequias, ele conseguiu mudar a sua própria história, convencendo Deus a fazer outra coisa. 
Você tem mesmo um grande desafio? ...tem diante de si um problema, que é o maior, até hoje, já surgido em sua vida?

Então, convido você a aprender com Ezequias a vencer desafios.

...em primeiro lugar, como Ezequias, você precisa fazer isto:
1. CRER QUE A ORAÇÃO PODE MUDAR AS COISAS
Ezequias acreditava no poder da oração! ...lemos no v.2: "Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor".
Ele havia acabado de receber a notícia, uma notícia desagradável, bastante séria... mas ele teve esta atitude: orar ao Senhor.

Se quando recebe notícia ruim, você perde a cabeça, aprenda isto que lemos aqui no v.2: Ezequias virou o rosto para a parede e orou... 

Ao virar o rosto para a parede e orar, Ezequias estava deixando claro que ele não esperava nada dos homens, mas que esperava do Senhor, porque confiava no poder da oração... porque acreditava que a oração pode mudar as coisas. 
Virar-se para a parede significa deixar de buscar nos homens, para confiar em Deus. 
Às vezes é isto que nos falta fazer para conquistar milagres... Temos um desafio sério na vida, temos um problema a ser resolvido, temos uma situação desesperadora em casa, mas não fazemos oração!

Amado, é a oração que proporciona mudanças... ela é um instrumento poderoso; não para fazer com que a vontade do homem seja feita no céu, mas para fazer com que a vontade de Deus seja feita na terra!

Por isso que sempre onde há oração, sempre haverá manifestação do poder de Deus!

Ezequias recebeu a notícia (v.1) de estar com uma doença mortal... e a notícia veio da parte de Deus... 
Contudo, mesmo tendo recebido uma palavra de Deus, ele creu que poderia mudar as coisas com uma oração! Ezequias ousou acreditar que, com sua oração, poderia convencer o Senhor a mudar de idéia a seu respeito. 

Oh! nós precisamos crer que a oração não tem limites! A Bíblia diz que a oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder, muito poder, muito poder! 

Ao voltar para sua casa hoje, antes de pôr a cabeça no travesseiro e dormir, resolva obedecer a Deus e fazer oração - obedeça a Deus e ore - a oração feita por um justo (por uma pessoa obediente a Deus) pode muito em seus efeitos! (Tg 5.16)... ela pode até fazer Deus mudar de idéia.

...agora, para vencer desafios, em segundo lugar, aprenda o seguinte com Ezequias, que:
2. UMA VIDA SINCERA DIANTE DE DEUS É UM BOM ARGUMENTO 
Lemos no v.3 que o primeiro argumento que o rei Ezequias lançou mão, em sua oração, foi esse: "Lembra-te, Senhor, de como tenho te servido com fidelidade". 
Ezequias está dizendo a Deus: "Senhor, eu sempre Lhe fui fiel, lembra?" Tem uma versão da Bíblia que traz assim: "andei diante de ti em verdade e com coração perfeito"... com o coração fiel, inteiro, ele quer dizer.

Isso significa que este homem, o rei Ezequias, ele tinha um compromisso com Deus e era sincero.

Deus não tem prazer em ouvir a oração do homem quando ele é hipócrita, fingido, falso.
Há muita gente orando, muita gente fazendo oração, mas que não é gente sincera... é gente que ama a Deus só de fachada... que serve a Deus só na aparência... que obedece a Deus só pela metade... Deus não tem prazer em ouvir essa oração... 

Pessoas assim deveriam recordar o que diz a Bíblia, por exemplo no Sl 31.19: "Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem...". A bondade de Deus, diz aquele Salmo, está reservada para quem respeita e obedece a Deus.

O profeta Isaías escreveu isto, que foi repetido por Paulo: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam" (1Co 2.9)... para aqueles que O obedecem.... (você pode repetir isto? Diga depois de mim: o favor de Deus é para aqueles que obedecem!). Agora diga para a pessoa do lado: "Ah! então vai ser pra mim". Amém!

Quando Ezequias orou, ele pode dizer: "Senhor, eu sempre Lhe fui fiel, lembra? ...e a esse argumento, Deus não podia ignorar - era verdadeiro!
O favor de Deus é para aqueles que andam na verdade e O amam de todo o coração. 

Por isso, amado, se você quer alcançar o favor de Deus, se você quer vencer os maiores desafios existentes em sua vida, você precisa andar em sinceridade, como fez Ezequias: ele tinha uma vida sincera diante de Deus.

Você pode conseguir isto num pequeno esforço: retirando as máscaras que porventura tenha vestido... se você não tem sido fiel a Deus, não ore imitando fidelidade, porque sua oração perderá o poder...
A imitação é sempre ridícula. O Abelardo Barbosa, o Chacrinha, gostava de falar: "Em televisão nada se cria, tudo se copia"... mas o ridículo não está só na televisão, não. Está na igreja também. Eu soube de uma que, tempo atrás, colocou letra evangélica na música "Segura o Tcham". O resultado ficou: "Segura o Cão, amarra o Cão, segura o Cão, Cão, Cão, Cão!". Ridículo... Veja a que ponto chegamos! 

Se você não tem andando diante de Deus em obediência sincera, deixe a imitação, deixe esse caminho... porque você somente sairá perdendo quanto mais longe for por ele!

Por isso, ainda esta noite, faça como fez Ezequias: resolva servir a Deus com um coração obediente, fiel. Então, você fará a sua oração, apresentará sua causa diante de Deus e Ele te ouvirá, porque está escrito: o favor de Deus é para aqueles que O temem! Diga: Aleluia!

...em terceiro lugar, para vencer seus desafios, aprenda mais isto com Ezequias; que:
3. UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA AO SENHOR É OUTRO GRANDE ARGUMENTO
Porque nesse v.3 lemos isto: "tenho feito o que tu aprovas", ou como lemos numa versão mais contemporânea da Bíblia: "sempre fiz aquilo que querias que eu fizesse".
Já imaginou? ...o segundo motivo que Ezequias apresenta, para convencer a Deus, é esse: "fiz o que o Senhor aprova... fiz o que era reto aos teus olhos... fiz o máximo para obedecer ao Senhor". 

Isso quer dizer que este homem, Ezequias, ele obedecia... ele andava na orientação de Deus.

Muitas vezes vivemos segundo o que é bom aos nossos olhos. 
Mas, amado, o compromisso de Deus é com aqueles que fazem o que é reto "aos seus olhos"... é com estes que Deus tem aliança: com os que fazem o que é reto diante dEle!

Se você faz o que o Deus aprova, você será ajudado... você vencerá os desafios... você experimentará o que Ezequias experimentou... ele disse, Senhor "sempre fiz aquilo que querias que eu fizesse". E tomou a Deus por testemunha, dizendo: "O Senhor viu?... o Senhor lembra?"

E Deus disse pra ele: "É verdade... você me convenceu; vou deixa-lo viver por mais 15 anos! Ah! [veja o v.7] E aqui está a prova de que vou fazer o que prometi [disse o Senhor]. Farei voltar, em dez graus, a sombra que o sol deixa"... Deus foi além! Deus surpreendeu Ezequias! Oh! Glória!!

Essa história do rei Ezequias mostra que Deus fará o que o homem quiser, quando esse homem fizer o que Deus quer.

Portanto, para vencer desafios: comece hoje a fazer o que Deus quer. 
Chegue à casa, pegue uma folha de papel e escreva lá: "O que Deus quer que eu faça" e coloque n
º 1, nº 2, nº 3... vá alistando as coisas que você já sabe, Deus quer que você faça... 

Depois, vá lendo a Bíblia, um pouco, todos os dias... a Bíblia nos revela a vontade de Deus... Quando você ler a Bíblia, faça sempre estas três perguntinhas:

É isto, obedecendo a Deus, você vencerá os desafios da sua vida.

...finalmente, como Ezequias, você também precisa fazer isto:
4. BUSCAR A DEUS COM INTENSIDADE E SE EXPÔR DIANTE DELE
O v.3 termina dizendo que Ezequias "chorou muito". Embora fosse um rei, Ezequias não segurou suas lágrimas e nem deixou de humilhar-se. 
É por isto, que aqui no v.5, Deus mandou o profeta Isaías dizer pra Ezequias: "Ouvi sua oração e vi suas lágrimas". 

Isso nos mostra o quanto Deus é comovido quando expomos sinceramente as nossas emoções, os nossos sentimentos, diante dEle.
Ontem eu tive um momento abençoado no encontro do meu grupo. Não somente eu, mas alguns outros também, porque pudemos nos derramar em choro na presença de Jesus... 

Ficamos fazendo isso por alguns minutos... enquanto nos envolvíamos com a presença de Jesus, Jesus nos abraçava... Com você, não será diferente:

Mas há pessoas que não se envolvem sentimentalmente com Deus. 
Querem servi-lO apenas no nível da razão, como religiosos, cheios de regras e etiquetas... Não são esses os que alcançam milagres. 

Lemos no v.3 que o rei Ezequias chorou...
Uma coisa é chorar e outra coisa é chorar diante de Deus... 

Há pessoas que choram porque estão sofrendo, mas isto não é suficiente para atrair a benção. 
Um verso da Bíblia que eu gosto muito é aquele que diz: "a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus" (Sl 51.17). O significado dele é que, um espírito humilde, um coração humilde, é honrado por Deus.

Amado, se você se aproxima de Deus como rei, cheio de direitos, cheio vontades, acreditando que é o centro do universo e que tudo e todos lhes devem obrigações, você não alcançará a bênção de Deus.
Houve uma época na minha vida em que eu não me expunha na presença de Deus. Eu me comportava assim, todo cheio de regrinhas: Ir ao culto, sentar quando todos se assentam, levantar quando todos levantam, dizer "amém" no final da oração, porque nessa hora, todos falam "amém"... tudo era mecânico para mim... até que eu me cansei disso, ou melhor dizendo, Deus se cansou... se cansou daquela mesmice de sempre na minha vida e disse "Vou soprar fogo sobre ele; quero uma adorador envolvido com minha presença"... Ah! Então fui deixando as regrinhas de homem de lado: comecei a levantar as mãos (até à metade, mas levantava, escondido entre os bancos, mas levantava)... eu fui me expondo, teve um dia que eu gritei "Aleluia!", no outro "Glória a Deus"... hoje estou aprendendo a me expor mais: posso dançar, pular, rir, chorar em Sua presença... e na sua também, sem me envergonhar... hehehe!!!

Quer vencer os desafios da vida? ...seja natural diante de Deus.
Talvez você precise aprender a chorar como Ezequias, diante do Senhor, pois chore, humilhe-se diante d'Ele, busque a Deus com intensidade, se exponha sem reservas...
Ezequias no seu traje de rei, não se conteve, encostou o cetro real de lado, tirou a coroa da cabeça, pôs no chão (isso é imaginação minha)... e chorou diante de Deus, como uma pessoa no seu natural...

Conclusão
Então, qual tem sido o maior desafio em sua vida? ...o que tem sido hoje, o seu maior problema?
Quer vence-lo? Quer mudar a situação?

Há uma maneira de mudar... há uma maneira de vencer desafios: aqueles que buscam a Deus e recebem Jesus em seu coração tem o decreto de morte cancelado, como aconteceu com Ezequias. 

Você quer mudar de vida?
1. Creia que a oração pode mudar as coisas;
2. Seja sincero, porque a vida sincera diante de Deus é um grande argumento;
3. Seja obediente, porque a vida de obediência a Deus é outro grande argumento;
4. E, finalmente, busque a Deus com intensidade, se exponha diante dEle.

Pr Walter Pacheco da Silveira