Meus Sermões

A MÃO DE DEUS
1 Pedro 5.5-7 

 

“…Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. 

Introdução 
O v.6 fala da mão de Deus. 

QUE SIGNIFICA A MÃO DE DEUS? 
A mão de Deus é a mão protetora, é a mão que abençoa. É a mão do Pai que ama a seu filho e que o guia pelos caminhos corretos. 

Um pai, em seu verdadeiro juízo, não deseja que algo ruim ocorra a seu filho, por isso, procura levá-lo pelos caminhos corretos, pelos caminhos em que não se ache nada em que o filho possa tropeçar, cair e se perder. 

O filho, então, tem essa sensação de paz e de tranqüilidade: ele caminha por lugares em que nunca andou, mas confia na mão do pai que o segura e guia. 

Amado: o Senhor está falando em Sua Palavra, esta noite, da potente mão, da poderosa mão de Deus – mão que nos segura e dá proteção. 

E o que o Senhor diz, nesse v.6, é que nós devemos ser humildes e nos submeter debaixo da poderosa mão de Deus. Amém? 

E quando Deus fala dessa sujeição, desse nosso humilhar-se debaixo da sua poderosa mão, o Senhor está dizendo: “confie em mim, porque com minha poderosa mão Eu sei o que faço, Eu cuido de você”. 

Ah! Um dos resultados de estar segurado pela mão de Deus é que a gente não tem ansiedade, não tem aquela preocupação desnecessária com as coisas… 

Como diz essa parte da Bíblia: toda a ansiedade é lançada sobre o Pai, enquanto ficamos livres, porque Ele sabe o que fazer. 

Numa cidade, dessas de transito intenso com carretas, ônibus, carros e motocicletas num vai-e-vem medonho, um pai procurava atravessar uma avenida, segurando a mão da filha de sete anos. Depois de alguns minutos de espera e de decisão, se dava ou se não dava para atravessar, o pai pode chegar ao outro lado da avenida tendo sempre a filha segura em sua mão. E depois de feita aquela atravessia, a garotinha comentou: “Papai, aquele edifício ali, tem 10 andares. Eu contei direitinho!” 

Como a meninazinha conseguiu essa despreocupação, visto o perigo da rua e dos carros? …ah! Ela estava segura na mão do pai! 

É assim que pode se dar conosco também: longe de ficarmos ansiosos, afobados, com medo de atravessar uma situação ou de passar por uma dificuldade, nós podemos desfrutar de paz, quando nos colocamos debaixo da mão de Deus. [quantos dizem “amém”?] 

Então veja, é isso que significa a mão de Deus: aquele que se coloca humildemente debaixo da poderosa mão de Deus, a Bíblia diz, esse será honrado no tempo certo, será exaltado no tempo devido. 

Amado: Todos nós, muitas vezes, passamos por circunstancias, em que necessitamos confiar nessa mão protetora de Deus. 

Por isso o Senhor nos diz: “Não temas. Eu te levo. Eu te tomo por minha mão direita e não te deixarei até que chegue e tenha contigo aquilo prometi fazer.” Aleluia! 

Hoje, você fará a coisa certa, se humildemente, colocar-se debaixo da poderosa mão de Deus! 

Agora…
COMO OPERA A MÃO DE DEUS? 

Diz a Bíblia, aqui no v.6, que para sermos honrados, pela mão de Deus, no tempo certo ou exaltados no tempo devido, é preciso que nós nos sujeitemos humildemente debaixo da mão de Deus. 

Então, a mão de Deus para operar em nossa honra, em nossa exaltação, precisa que estejamos dispostos a nos agarrar nela. 

E nem eu nem você, deveríamos encontrar dificuldade para nos agarrarmos à mão de Deus e nos humilharmos debaixo dela, ainda que pareça que Deus não esteja fazendo nada. 

Porque, amado, Deus é Deus. Se a mão dEle tem tomado a sua e tem se agarrado à sua, é porque Deus tem proposto levar você ao outro lado da avenida, em completa segurança, a fim de cumprir na sua vida o propósito que Ele tem planejado para você em Cristo Jesus! Aleluia. 

Deus está dizendo para que você não tema, para que não esteja ansioso… Ele está dizendo para você esperar, confiar nEle, porque Ele é o teu Pai amoroso, e mesmo que te tenham deixado pai, mãe, tios, avós, esposo, esposa, mesmo que estes te tenham abandonado, Deus lhe está dizendo: “Eu sou teu Pai que te ajuda, eu sou teu pai que te sustenta, sou teu pai que te guia! Me passe toda a sua preocupação, pois Eu cuido de você!”. 

Oh! Amado: talvez você esteja ansioso esta noite, talvez tenha passado a semana cabisbaixo, pensativo num problema, preocupado com alguma situação, com alguma coisa… 

Mas eu te digo: A mão de Deus se manifesta quando há sujeição… Quando nos humilhamos debaixo da poderosa mão de Deus, a mão de Deus trabalha! A mão de Deus se move a nosso favor! [Aleluia!] 

Para Moisés, Deus disse: “…Ter-se-ia encurtado a mão do Senhor?”. (Nm 11.23). E o profeta Isaías anunciou: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar…”. 

Pois diga isso à coisa que lhe causa ansiedade, diga a seu problema, diga ao gigante que se levantou na sua vida; diga a seu fantasma, ao seu medo, às suas dúvidas, diga à eles: “Acaso se tem encurtado a mão de Deus? Acaso se tem limitado o poder de Deus?”. 

É claro que não! …a mão do SENHOR não está encolhida! 

Quando você se humilha debaixo da poderosa mão de Deus, a Bíblia diz no Salmo 23, que você estará comendo em frente dos seus inimigos e numa outra parte, a Bíblia diz que seus inimigos não te poderão tocar. Aleluuia! 

Diz o Senhor, (Sl 91:7): “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido”. 

Deus não disse que vai tirar os teus inimigos. Deus não disse que você vai viver sem problemas… 

Não! O que Deus diz é que você se sentará a comer, que estará debaixo de provisão, que estará debaixo de cuidado, em meio dos inimigos, mas que eles não te poderão tocar! O Sl 23 diz: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda”. 

Ouça: Deus é um Deus de amor, a característica dEle é exaltar o homem no tempo devido; é honrar no tempo certo… a característica de Deus não é castigar, porém, quando Ele castiga, castiga. A Bíblia até diz: “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”! (Hb 10.31). 

Mas quando Deus diz para você que sua mão é confiável, realmente é confiável. A mão de Deus te levará a todo o bem. A mão de Deus estará contigo. Ele quer o teu bem! 

Oh! Escute isto: Este já não é mais um tempo de críticas, já não é mais tempo de falar coisas que desanimam, já não é mais tempo de queixa, já não é mais tempo de falar dos outros… agora é tempo de falar de benção; é tempo de dizer: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar…”. 

Então, a fim de ser honrado por Deus, comece a mudar a sua linguagem, comece a mudar a sua maneira de falar: Se você falava desgraça, se falava de medo, de preocupação, de ansiedade, agora fale palavras de fé. 

Não propague pânico, não propague ansiedade, propague que o braço de Deus não está encurtado, não está encolhido, e que Deus não se esqueceu de você, nem de sua casa. Amém? 

Agora, quais são os… 
RESULTADOS DE ESTAR DEBAIXO DA PODEROSA MÃO DE DEUS? 

Aqui em 1Pd 5.6, diz que a mão de Deus nos promove, nos exalta. Está escrito: “ele te exaltará” . 

Ouça, se humilhando debaixo da poderosa mão de Deus, fazendo isso, tarde ou cedo, você alcançará posição de honra, você será exaltado. 

O Senhor diz que te exaltará, ainda que você seja débil, ainda que não tenha forças, mas porque você está segurado pela mão de Deus, Ele te exaltará! 

Agora, no reino de Deus, para ser promovido, muitas vezes ocorre alguns passos para atrás. 

Foi assim com a vida de José quando Deus lhe deu uma visão de liderança. Os irmãos, tiveram José por louco, mas cheios de inveja, o venderam. Depois, José até chegou a ser colocado num poço e a vida dele foi perdendo o brilho. Parecia que o propósito de Deus não iria se cumprir. 

Mas, quando parece que o filho de Deus andou para atrás, é quando ele está para ser exaltado por Deus. 

Daniel também experimentou isso. O rei Nabucodonozor proibiu a adoração a Deus e decretou que sua própria estátua fosse cultuada. 

Mas Daniel era temente a Deus e orava três vezes por dia. E por causa disso foi lançado na cova de leões, de leões ferozes, ferozes e famintos… parecia o fim de Daniel… 

Porém, o Senhor o tirou de lá; Deus levantou Daniel da cova, mas humilhou o rei… porque Deus promove, Deus levanta aqueles que se humilham debaixo de sua poderosa mão e Ele envergonha os inimigos dos seus filhos… Como diz o Sl 23: Deus põe uma mesa para seus filhos na presença de seus inimigos. 

Portanto, ouça: quando você se coloca debaixo da mão de Deus, ainda que pareça que você andou para atrás, é porque você vai ser colocado adiante, é porque chegou a hora em que Deus te exaltará. 

Então, ainda que pareça que o seu sonho, a sua visão esteja demorando se cumprir e parece que você andou para atrás, ouça o que o Senhor te diz: “Eu vou te exaltar na presença de teus inimigos”. 

Conclusão 
Deus tem um projeto para a sua vida. Deus criou você para um propósito! 

As vezes, alguns de nós, tem escutado certos pais, num acesso de ira, dizendo a seus filhos: “não te desejamos, você é um simples acidente, você veio a este mundo, mas não te desejamos, não estávamos preparados” e uma dor profunda brota no coração de um bebê, de uma terna criatura. 

Mas não estamos neste mundo por acidente! Amém? 

Seus pais não tiveram um acidente, a verdade é que você está aqui porque Deus quis, porque Deus desejou. Portanto, você não nasceu por casualidade; você nasceu porque Deus tinha um propósito contigo. Deus tem um plano para te colocar numa posição de honra! 

Humilhe-se, pois, debaixo da poderosa mão de Deus e você será exaltado em tempo oportuno! 

Pr. Walter Pacheco da Silveira