Meus Sermões

TIRE O ENTULHO DOS TEUS POÇOS DE BÊNÇÃOS
Gênesis 26.14, 15 

 

“Isaque tinha tantas ovelhas e cabras, tanto gado e tantos empregados, que os filisteus acabaram ficando com inveja dele. Por isso eles entupiram com terra todos os poços que os empregados de Abraão, o pai de Isaque, haviam cavado no tempo em que Abraão ainda estava vivo”. 

Introdução
Muitas vezes, depois da nossa conversão, passamos por um período em que colhemos muitas bênçãos, sem nenhum esforço, porque estamos colhendo aquilo que nossos pais espirituais fizeram por nós:
...Oraram
...Trabalharam
...Ensinaram

Deus também, a Bíblia diz, nos tem dado herança, nos tem feito herdeiros de Suas bênçãos.

Abraão, com muito trabalho (oração), com fé e persistência, havia cavado poços...

Isaque, filho de Abraão, desfrutava destes poços após seu pai haver morrido. Era herança. E Isaque prosperou, andando debaixo da bênção do pai.

Porém, chegou uma ocasião, em que os filisteus, se encheram de inveja e entupiram os poços com terra (e Isaque começou a ficar privado da água deles).

Muitas vezes nossos inimigos espirituais fazem o que fizeram os filisteus aos poços deixados para Isaque... eles também tentam entulhar nossos poços de bênçãos, os poços já cavados, já abertos, já liberados pelo Pai... nossos inimigos tentam entulhar nossos poços de bênçãos com impedimentos.

Mas ouça: quando você perceber que o inimigo veio atrapalhar a sua vida, numa área cuja maldição já havia sido quebrada, reaja, o inimigo só está tentando ver se você está distraído, negligente.

Isaque reagiu, sabe o que foi que ele fez?

O v.18 diz: "Isaque tornou a abrir os poços”.

Não pense que, por uma vez ter sido abençoado, você não encontrará resistência na vida.

Quando a gente se levanta para tomar posse do que é nosso por direito e herança, o inimigo tenta nos fazer recuar, desistindo daquilo que nos pertence. Ele é instigador.

Mas Isaque, superou 3 níveis de luta afim de tomar posse da sua herança.

Você também precisa superar esses três níveis de luta a fim de tomar posse das bênçãos de sua herança. Vamos conferir?

O primeiro nível de luta que você precisa superar é o da intimidação do inimigo 
O primeiro desafio de Isaque foi a conquista do poço chamado “Eseque”, está lá no v.20.

“Eseque” significa “luta”; o nome daquele poço significava “discussão”.

Recebeu esse nome porque ali “os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, afirmando que a água era deles”.

Eles diziam: “Essa água é nossa”! ...e começaram a fazer pressão para que Isaque deixasse aquele poço...

Então, nesse primeiro nível, o inimigo confia que muitos recuarão diante de uma intimidação, diante de uma simples pressão ou resistência.

Mas, infelizmente, é isto que ocorre com grande parte dos crentes... Há bênçãos de Deus pertencentes à eles, disponíveis à eles... mas, uma pressãozinha do inimigo, e eles recuam desistindo da bênção.

Irmãos: Deus lhes dado por herança, um poço de águas vivas. Deus lhes têm dado do Seu Espírito Santo (Jesus até disse que do interior do crente haveria de jorrar águas vivas; Jesus falou: “Como dizem as Escrituras Sagradas: "Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim" (Jo 7.28).

Mas o inimigo logo vem, começa a fazer pressão, a colocar obstáculos... a dizer para o crente: “Esse poço de águas vivas não lhe pertence. A obra do Espírito Santo pertenceu aos crentes do primeiro século, pertenceu aos apóstolos; eles é que realizavam maravilhas, eles é quem tinham a unção, os dons espirituais eram deles, eles é quem tinham o poder do alto para curar, para profetizar, para falar em línguas estranhas, mas agora (o inimigo diz) esse poço de bênção não é mais seu; “essa água é nossa!”. 

Ora, quantos crentes têm deixado de buscar o fluir do Espírito Santo em suas vidas, porque o inimigo lhes têm dito aos ouvidos “essa água não é para batista beber, é para só os pentecostais...” 

A Bíblia nos fala de um gigante chamado Golias e de um rei chamado Saul, e conta a história de como Saul recuou diante da resistência de Golias, porque aceitou a intimidação do inimigo.

E você, irmão, tem recuado?

Há um poço, cavado por Deus, que é herança sua! Desse poço jorra águas vivas: jorra alegria, jorra liberdade na presença de Deus, jorra avivamento, jorra dons espirituais, jorra visões e sonhos, jorra cânticos novos, jorra palavras proféticas e palavras de sabedoria... dele flui o Espírito Santo!

Mas de que obra do Espírito, do Espírito Santo de Deus, ao ser intimidado pelo inimigo, você tem recuado?

Oh! Receba a palavra do Senhor, Ele diz pelo profeta: “Todos os seus inimigos serão derrotados e humilhados; todos os que lutam contra vocês serão destruídos e morrerão. Se vocês procurarem os seus inimigos, não os acharão, pois todos eles terão desaparecido. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês; eu os seguro pela mão e lhes digo: “Não fiquem com medo, pois eu os ajudo.” O Senhor Deus diz ao seu povo: "Você é pequeno e fraquinho, mas não tenha medo, pois eu, o Santo Deus de Israel, sou o seu Salvador e o protegerei. Farei com que você seja como uma máquina de debulhar trigo, que tem pontas de ferro novas e afiadas: você passará sobre os montes, eles virarão pó, e as montanhas ficarão como palha. Você os jogará para cima, o vento os levará, e a ventania os espalhará. Então você ficará alegre porque eu, o Senhor, sou o seu Deus, e você louvará a mim, o Santo Deus de Israel”. Aleluia!!!

Amado: Tenha em mente que o Senhor nosso Deus pelejará por nós! Amém?

Por essa razão, você deve resistir firmemente e, se alguém tiver que recuar, que recue o inimigo!

E foi justamente isso que aconteceu no caso de Isaque: ele resistiu e reconquistou o que estava aparentemente perdido.

Como se faz para resistir o inimigo? Nós o resistimos com a autoridade que temos em o nome de Jesus.

Até mesmo um cachorro consegue reconhecer alguém com firmeza ou alguém que morre de medo... 

Mas ainda neste nível, entenda que: se o inimigo não conseguir fazer você recuar do poço que Deus te deu, do poço de onde jorra águas vivas, se o inimigo não conseguir fazer você recuar deste poço, por meio da intimidação, ele tentará atrair você e distrair você com intrigas paralelas.

Veja o v.20: porque esse foi o caso entre os pastores de Gerar e os pastores de Isaque.

Às vezes estas intrigas estarão dentro da sua própria casa, outras vezes estará dentro da igreja e dos ministérios. Alguns vão se levantar e vão dizer: “Que é isso? Onde já se viu? Antes não era assim!”, mas não se envolva nestas intrigas!

Peleje contra os que realmente se levantaram contra você (a Bíblia diz que não lutamos contra carne e sangue, mas contra os poderes espirituais – esses é que têm entulhado nossos poços!).

Irmão, não recue diante das mentiras! O inimigo vai dizer "esta água é minha", ou em outras palavras: "as finanças da sua casa me pertencem, as finanças da sua igreja me pertencem, seus filhos me pertencem ....".

Mas siga o exemplo de Isaque: ele conhecia os seus direitos e a sua herança e abriu aquele poço, porque não recuou diante da intimidação do inimigo.

...a fim de tomar posse da sua herança:
O segundo nível de luta que você precisa superar é o da inimizade contra Deus 
O segundo poço cavado por Isaque foi, lemos no v.21, o poço de Sitna, que significa inimizade, ódio, obstáculo.

Essa palavra tem a mesma raiz da qual deriva a palavra Satanás, que é o acusador.

Isto significa que neste segundo nível a luta pode parecer mais violenta, mas o Senhor não envia ninguém sem antes capacitar. Amém?

Este poço de Sitna também faz parte da herança de Isaque. Seu pai Abraão o havia cavado; aquelas águas também eram suas!

Amado: Deus, o nosso Pai, é muitíssimo rico (aleluia!).

Ele tem aberto, para nós outros, poços, e nestes poços, Deus tem nos dado dos Seus recursos; Deus tem nos dado talentos, tem nos dado habilidades, tem nos dado dons!

Mas, à semelhança do poço que Isaque encontrou, este pode também estar tapado pelo entulho e pela terra dos filisteus...

O v.15 diz que os filisteus haviam entupido com terra todos os poços que os empregados de Abraão, o pai de Isaque, haviam cavado”.

Tem hora que me encontro perguntando a Deus: “Senhor, onde estão os nossos dons espirituais, onde estão os talentos, onde estão as habilidades dos irmãos para a obra social, para a obra de evangelização...”. 

Então, pode ser, que todas estas boas coisas de Deus: os talentos, as habilidades, os dons espirituais, estejam hoje, na sua vida, na vida da igreja, do jeito que estavam as águas daquele poço de Isaque: ...escondidas debaixo das camadas de entulho.

O inimigo tem entulhado a igreja; tem tapado o poço para que o Espírito Santo não flua na vida dos crentes! O inimigo tem jogado terra para que os dons espirituais não apareçam; tem entupido o poço para que não haja a manifestação da glória de Deus...

E esses entulhos do inimigo, ao meu ver, são os seguintes:

A negligencia dos dons espirituais; a negligência no ensino da verdade...

Outra camada de entulho consiste das feridas acumuladas. Há muitos crentes hábeis, capazes, mas que não estão produzindo frutos no Reino de Deus, porque possuem feridas, feridas com o pastor, feridas com os líderes da igreja e feridas com pessoas da igreja. A falta de reconhecimento, a falta de oportunidade e o desamor, é entulho no poço!

A sujeira é outra camada de entulho... quando há pecado, não há unção. Quem comete pecado se enquadra como inimigo de Deus. Romanos 8:7 diz que: “...o pendor da carne é inimizade contra Deus”. Pecado é entulho que impede a manifestação da glória de Deus.

Mas, ouça: O Espírito Santo de Deus está ansioso para retirar estas camadas que estão impedindo que as águas do poço sejam benção para você mesmo e para as vidas que se aproximarem da sua vida! Amém?

Irmão: Permita que o Espírito Santo faça esta obra, mas seja colaborador dEle; corresponda aos anseios dEle. Amém?

Então, nesta segunda etapa, o inimigo provocará inimizade para que você recue.

Mas por nada deste mundo, abandone a herança do Senhor em sua vida! Não rejeite a unção do Espírito Santo (unção é capacitação); não menospreze o que Deus te dá.

Se você resistir e persistir nas duas primeiras etapas, superando a INTIMIDAÇÃO e a INIMIZADE CONTRA DEUS, desentulhar o terceiro poço será um trabalho mais fácil, porque agora o inimigo respeitará a sua autoridade; ele saberá que você tem ousadia e que é conhecedor dos seus direitos.

...por isso, a fim de tomar posse da sua herança:
O terceiro nível de luta que você precisa superar é o da sua consagração a Deus
Lemos no v.22 a respeito do terceiro poço, chamado pelo nome de “Reobote”, que significa alargamento, lugar espaçoso. Sabe por que? 
Porque neste terceiro nível você recebe alívio total das suas cargas, neste nível você recebe alargamento das suas fronteiras espirituais, materiais, emocionais, familiar, profissional , ministerial .....ALARGAMENTO TOTAL, ALÍVIO À 100%!

No v.22 está escrito isto: "Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra".

Isto é o que ocorre quando desentulhamos o terceiro poço.

Quando desobstruímos a nossa consagração a Deus, então experimentamos um alargamento das nossas fronteiras espirituais, o nosso lugar se torna “espaçoso”. Deus honra aqueles que O honram!

E este é o nível em que o Senhor tem prazer em nós!

Portanto, irmão, deixe o Espírito Santo trazer à luz o que estiver escondido debaixo das camadas de terra que o inimigo jogou no seu poço de consagração a Deus. Você deve ter intimidade profunda com Deus! Amém?

Conclusão
Poderíamos dizer que estes três poços herdados por Isaque, são três níveis de consagração ao Senhor:

O poço de Eseque (que significa intimidação, discussão, briga) é a conquista do corpo, a carne (que é inimiga do Espírito) submetida ao domínio do Espírito.

O poço de Sitna (que significa inimizade, obstáculo) seria a conquista da alma para o Senhor, muitas vezes a alma (aquilo que nós somos) é o obstáculo para o trabalho do Espírito.

E o poço de Reobote (que fala de alargamento) seria o alivio e o alargamento espiritual depois de uma consagração total feita por nós à Deus – Seja 100% consagrado a Deus e você terá 100% de Deus.

Depois de Isaque ter cavado os três poços, o v.23 diz que ele subiu para Berseba e que naquela noite o Senhor apareceu para ele.

Repare que ele subiu, ele amadureceu. Isaque subiu mais um degrau de glória, mais um degrau de revelação; ele subiu para Berseba que quer dizer poço do juramento.

Isaque, depois da escavação dos três poços, subiu de nível espiritual, ele amadureceu e já conseguia não só escutar Deus, mas ter o discernimento espiritual, abertura de olhos, para ver a glória de Deus.

E neste novo nível espiritual, está escrito no v.25, que Isaque aprofundou e intensificou o nível de adoração, pois no mesmo lugar em que o Senhor lhe apareceu, ele levantou um altar e armou a sua barraca e ali adorou a Deus.

Agora, Isaque sabe que os segredos da Palavra e as riquezas (material, espiritual...) estão todas na profundidade, no oculto, disponíveis para os persistentes, para os que se dispõem à cavar para descobrir o oculto e, os que estão dispostos à armarem sua tenda junto ao trono para escutar do Espírito, as coisas grandes e firmes.

O resultado disso, irmãos, é que Isaque gerou filhos espirituais com a mesma envergadura dele, pessoas com perseverança e com a mesma sede das profundezas de Deus que havia nele. Isso que é cumprir o propósito do DISCIPULADO!

O v.32 fala que os empregados de Isaque, no mesmo lugar em que tinham visto Isaque receber revelação em intimidade com o Senhor, ali eles cavaram um poço, e que neste poço havia água, pelo que Isaque pôs no poço o nome de Seba (quer dizer juramento).

Sabe por que este nome? Porque os empregados de Isaque viram que o Senhor, a quem Isaque servia, era realmente um Deus fiel, que cumpre suas promessas.

Irmão: Entenda hoje, que não importa a quantidade de terra que o inimigo tenha jogado sobre os seus poços de benção, o Senhor pode te restituir todas as bênçãos enterradas e ainda te fazer mais abençoado do que antes! Amém?

Mas, talvez você precise superar a intimidação do inimigo. Até hoje você vem recuando, recuando... quer cavar o poço, quer ver a água jorrar, quer ver o mover de Deus na sua vida, na vida da igreja... mas quando o inimigo faz uma pressão, você recua...

Talvez você precise superar aquilo que constitui inimizade contra Deus na sua vida... você é capaz, você tem dons da parte de Deus, tem habilidades e talentos, mas há feridas abertas, há negligência da verdade ou camadas de sujeiras no coração que precisam ser removidas...

Talvez, esteja faltando você completar o seu nível de consagração a Deus. Pode ser que Deus tenha 60% de você, ou 70, 90%, enquanto Ele quer é você por inteiro. Deus quer 100% de você!

Irmão: Há poços de bênçãos preparados para você. Cada poço de bênção te pertence por herança!

Hoje, o Espírito do Senhor deseja fazer uma limpeza neles, para que as bênçãos jorrem.

Se você colaborar com a obra do Espírito Santo, o Senhor ainda te recompensará com água nova, unção nova. Amém?

Pr. Walter Pacheco da Silveira