Meus Sermões

DEUS VAI FAZER ALGO GRANDE
Ezequiel 37.1-10

 

Introdução

Esta passagem do livro de Ezequiel é a sua parte mais conhecida... ela nos revela o poder do Espírito Santo.

Aqui, aprendemos sobre como Deus levou o profeta Ezequiel a ver, numa visão espiritual, um grande exército que havia caído depois de uma guerra. Esse exército, com certeza, havia sido derrotado e durante muito tempo, muitos anos mesmo, os ossos dos soldados ficaram expostos e foram ressecando e se espalhando pelo terreno.

 

Naturalmente, a força dos ventos e à medida que o tempo passava, foram desordenando esses ossos, fazendo com que se misturassem e se espalhassem por toda a parte.

 

Então, Deus mostrou pra Ezequiel, provavelmente do alto de um monte, onde pudesse ver este cenário2: um vale cheio de ossos secos. E desse lugar, Deus fez uma pergunta pra Ezequiel: “Homem mortal, será que esses ossos podem ter vida de novo?”  Deus estava perguntando: “Ezequiel, será que Eu posso fazer algo?  ...algo muito grande, mas muito grande mesmo, a esses ossos?”

 

E, irmão, esta é a mesma pergunta que, hoje, Deus está fazendo pra você, enquanto você fica vendo, fica olhando o que está acontecendo na sua vida, o que está acontecendo na sua família...

Deus pergunta pra você: “Será que Eu posso tocar o seu coração? ...será que Eu posso tocar a sua família? Será que Eu posso trazer de volta a ordem aonde só tem desordem? Trazer de volta a paz aonde há discórdia? Trazer ânimo aonde há depressão? Amor aonde há fracasso?”

 

Deus pergunta: “Será que Eu posso tocar numa pessoa que está muito enferma e fazer com que fique curada? Será que Eu posso restaurar o que o diabo destruiu? Será que Eu posso, com o meu poder, fazer algo grande, muito grande nestes dias?”

 

...pois, consideremos:3

DEUS É PODEROSO

Não tem desafio, não tem batalha, nem situação alguma que obrigue Deus a dizer: “Não posso”, porque para Deus tudo, tudo, tudo é possível!

Deus pode mudar a maldição em bênção, a desordem em ordem, a doença em saúde. Porque Deus é poderoso! Ele apenas diz uma palavra e aquilo que está desordenado, que está quebrado, que está seco, sem vida, Deus restaura.

 

Portanto, se você sente que os melhores anos da sua vida viraram passado... se você sente que o tempo levou embora suas forças, suas capacidades, o amor, a família, a paz... se você se sente só, abandonado, vendo pura desordem no terreno da sua vida, tenha fé no poderoso Deus porque hoje é o seu dia de mudança... hoje Deus te pergunta: “Será que Eu posso fazer algo grande, muito grande?” E quantos crêem em Deus aqui?

 

Então vamos considerar isto4: Imagine Deus perguntando pra uma pessoa que está de frente para um vale de ossos secos, de frente para uma situação humanamente impossível de resolver...

Ezequiel estava numa situação assim, de frente para um problema que não tinha nenhuma solução, a não ser por um milagre mesmo!

 

E justamente isso é o que enfrentamos muitas vezes. Há situações na família que ficamos vendo o inimigo trabalhar e destruir tudo, até quebrar nossas vidas... há situações que nos trazem desânimo e pensamentos de morte.5

 

Todavia, o poderoso Deus está presente e pergunta: “Será que Eu posso fazer algo grande em sua família? Será que Eu posso quebrar esse espírito de maldição? Será que Eu posso por um fim a isso que tem te entristecido?”

 

Amado, Deus tem o poder para mudar tudo... o que o diabo tem preparado de mal, Deus transformará para o bem! Aleluia!

 

...quero que entenda:6

O IMPOSSÍVEL, PARA DEUS, É SÓ UM DETALHE

A primeira coisa que vemos aqui é que Deus leva Ezequiel para um lugar aonde ele pudesse ver a sua impossibilidade, a sua incapacidade humana. Não é sem propósito que Deus o chama de “Filho do homem” ou de “homem mortal”... Deus mostra que Ezequiel não tem poder para enfrentar nem mudar a situação.

Porque, tem vezes, nós somos teimosos, achamos que podemos resolver  tudo, mas na verdade, as nossas forças e capacidades não são suficientes.

 

Quando reconhecemos isso, então temos chegado ao lugar onde Ezequiel chegou, e ali é onde o Senhor manifesta o Seu poder... porque quando você diz pra Deus que já não pode fazer mais nada, aí é que o Espírito Santo, o Espírito de Deus, começa a soprar com maior força.

 

Então, hoje Deus pergunta pra você: “Poderei fazer algo grande nestes dias?” Você que está olhando pro índice de uso de drogas na cidade... será que há esperança para os jovens? ...você que está olhando para a crise econômica no mundo, para a situação de violência no Rio de Janeiro? Será que Deus pode fazer algo?

 

Deus perguntou pra Ezequiel: “Poderei Eu fazer algo?7 ...poderão viver estes ossos?”

E olhando humanamente, talvez Ezequiel tivesse respondido: “Senhor, são ossos secos; eles estão assim há vários anos... e eles não estão só secos, também estão desordenados e espalhados. Todavia, Senhor Jeová, tu o sabes”.

 

Deus estava estimulando a fé de Ezequiel... Ah! Nunca duvidemos de que o nosso Deus é um Deus de maravilhas... porque.o impossível para Deus, é só um detalhe...

 

...por isso, creia:8

O MELHOR ESTÁ POR VIR

Lemos no v.1 que Ezequiel foi levado a um vale... vale na Bíblia significa lugar de luta, lugar difícil... o salmista falou em “vale da sombra da morte”.9

Esse vale pode ser o seu momento financeiro, pode ser o casamento, o ministério, a liderança... enfim, vale é onde se sofre os piores medos... é onde se sofre o sentimento de culpa, as perdas...

 

O vale é como a situação vivida pelo povo de Israel no passado, quando o primeiro templo que Salomão havia construído em Jerusalém, cheio de majestade, com a nuvem da glória de Deus sobre ele e dentro dele, mas que pela desobediência e dureza de coração do povo, tudo foi perdido... a tal ponto que veio o inimigo e destruiu o templo.

 

E por setenta anos viveram como escravos na Babilônia até que, durante o império persa, o rei Ciro, foi comovido e permitiu o retorno do povo a Jerusalém.

 

E eles, ao verem o templo queimado, as portas destruídas, todos ficaram abatidos de dor, de desânimo e tristeza.

 

Todavia, Deus disse: “Será que eu posso fazer algo nesta casa outra vez?” E eles começaram a chorar e a pensar no que tinham perdido enquanto que o Senhor falava sobre o que Ele ia fazer.

 

Deus estava dizendo: “Eu sou capaz de levantar algo ainda maior do que vocês tinham e perderam”. Mas a princípio, eles não creram no poder de Deus e por mais quinze anos ficaram a chorar e a se culpar por haverem perdido tudo.

 

Até que veio o profeta Ageu e disse pra eles10, que os próximos anos seriam os melhores que eles haviam tido até então.

 

Irmãos, isto é justamente o que devemos declarar para cada dia de nossa vida.

Os seus melhores anos, não são os que passaram, não são os de agora... hoje, Deus te diz: os teus melhores anos são os que estão por vir! Aleluia!

 

Irmão, o que está por vir à sua vida é maior do que você tem visto ou pensado. “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos” (Ag 3.9). Pois, prepare-se, porque o Espírito de Deus vai soprar vida e vai liberar abundância!

 

...sabe então o que Ezequiel fez?11

EZEQUIEL CONFIOU EM DEUS APESAR DO QUE VIA

Deus perguntou: “Viverão esses ossos?”

O que você teria respondido? Penso que todos diríamos: “Não, não, nãooo!!” Mas Deus perguntou: “Viverão esses ossos? Será que Eu posso fazer algo grande, muito grande?

 

Pois o profeta disse a Deus, v.3: “Senhor, Tu o sabes”, dando a entender que, se é Deus quem faz, então é possível. E no momento em que Ezequiel mostrou confiança, Deus disse pra ele profetizar sobre os ossos.

 

Profetizar é anunciar as coisas que ainda vão acontecer... Profetizar é declarar as promessas de Deus, é proclamar o que Deus disse que vai fazer.

Agora, isso é contra a nossa condição humana... não somos muito de declarar as coisas espirituais porque agimos pelo que vemos. É por isso que a Bíblia diz que o homem natural não conhece as coisas de Deus e crê que são loucura. O homem natural, que ainda não nasceu de novo espiritualmente, só crê no que a sua mente entende.

 

Por isso que um jornal sensacionalista do Rio de Janeiro12, publicou nesta semana, como manchete de primeira página, foto de um pastor da Assembléia de Deus, que desistiu do vôo 447 da Air France, no domingo passado, porque uma irmã recebeu revelação de Deus: “Não deixe o varão viajar...”. Foi uma impressão espiritual que ela teve e entregou prá ele.

 

Pro jornal foi uma loucura, coisa descabida... Ah! Mas nós, cristãos, vivemos na dimensão do espírito! Apesar do que os olhos naturais vêem, nós podemos crer. Aleluia!

 

...o profeta fez isso:13

EZEQUIEL DECLAROU VITÓRIA SOBRE A DERROTA

Deus quer que você faça assim... que em lugar de declarar derrota em sua vida, você declare vitória... ainda que seja nas piores situações, onde existe somente ossos secos e desordem... porque, saiba disso: mesmo nas piores condições, há poder na Palavra de Deus!

O que você diz é o que você vai receber. Se você diz que é um fracasso, todos os fracassos vão escutar e grudarão em você, porque você está chamando aquilo que declara.

 

Então, declarações de derrota provocam os piores tipos de derrotas. Mas tudo será diferente se você profetizar a Palavra de Deus com confiança.

E, irmão, é tempo de você declarar todos os dias que Deus está contigo! Que Deus vai derramar benção sobre a cidade, assim como sobre a sua família!

 

Quando você anuncia a poderosa Palavra de Deus, as situações adversas recebem o impacto dessa Palavra!

Deus disse pra Ezequiel: “Não importa o que você está vendo, importa que Eu estou contigo e Eu vou soprar sobre estes ossos e eles vão se levantar”.

 

Irmão, creia no poder de Deus: o que não existe, vai existir, o que era impossível, vai ser possível... porque quando você profetiza, Deus Se move.

 

Ezequiel, obedecendo ao que Deus mandou, profetizou aos ossos... ele disse, v.4-614: “Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Jeová a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor”.

 

Claro que não era fácil para o profeta falar aos ossos... já imaginou? Não fazia o menor sentido. Vai que alguém o visse... que algum vizinho espiasse pela janela... iria dizer: “Que loucura! Pobrezinho do Zequiel, tenho que orar por ele!”

 

...mas sabe o que Ezequiel fez?16

EZEQUIEL MOTIVOU O SOPRO DO ESPÍRITO DE DEUS

Muitas vezes o crente sente que o seu próprio coração está seco e vazio.

Isso acontece por vários fatores: Pode ser que já não ora como antes, que não está lendo a Bíblia, que já não busca a presença de Deus... então percebe que está desesperadamente necessitado de um sopro do Espírito Santo.

 

Irmão, se isto está acontecendo com você, se seu coração está como esse vale de ossos secos, profetize o sopro de Deus, profetize a sua bênção! ...e profetizar, já sabe, significa abrir a boca e declarar a Palavra de Deus.

 

...agora, pra terminar, veja isso:17

O SOPRO DE DEUS PRODUZ ORDEM

A primeira coisa que o sopro do Espírito de Deus produziu foi justamente isso, a ordem... que a ordem voltasse.

Irmão, quando o Espírito Santo sopra, Ele traz ordem à sua casa, ordem ao seu coração, ordem às suas prioridades... o sopro do Espírito de Deus põe ordem à sua vida espiritual... na verdade, Deus ordena tudo o que o diabo tem desordenado.

 

Deus vai colocar a sua vida em ordem, amém? Em um mundo de tanta atividade, nós precisamos de ordem. E é maravilhoso, enquanto se profetiza, enquanto se proclama a Palavra de Deus, o Espírito Santo produz ordem. Deus soprou e está escrito, v.7: “Enquanto eu falava, ouvi um barulho. Eram os ossos se ajuntando uns com os outros, cada um no seu próprio lugar”.

 

Ezequiel profetizou e enquanto profetizava o Espírito de Deus se movia... ele diz que houve um barulho, era o barulho do que estava vindo, era o barulho dos momentos gloriosos.

Veja o que está escrito, v.8-10: “Enquanto eu olhava, os ossos se cobriram de tendões e músculos e depois de pele. Porém não havia respiração nos corpos. Então o Senhor me disse: – Homem mortal, profetize para o vento. Diga que o Senhor Deus está mandando que ele venha de todas as direções para soprar sobre esses corpos mortos a fim de que vivam de novo. Então profetizei conforme a ordem que eu havia recebido. A respiração entrou nos corpos, e eles viveram de novo e ficaram de pé. Havia tanta gente, que dava para formar um enorme exército”.

 

Então, desta maneira maravilhosa, vemos que antes eram só ossos, ossos secos, mas que foram transformados em homens, em gente numerosa... contudo, ainda estavam mortos, mas Deus disse pra Ezequiel profetizar novamente, porque agora viria o sopro de vida!

 

No mundo nós experimentamos depressão, ficamos abatidos... o que precisamos é vida, é poder de Deus!

Ah! Quantos precisam ser levantados? ...quantos querem o sopro da vida de Deus?

 

Conclusão

Então, vimos que Ezequiel foi levado diante de uma situação impossível, mas apesar do que via, ele declarou que o Senhor podia mudar a situação... no meio de um vale de morte, ele acreditou que Deus podia fazer algo grande, muito grande.

E assim, obedecendo a Deus e confiando nEle, Ezequiel declarou a Palavra, ele profetizou vitória e o exército morto voltou a viver.

 

Ao vale de ossos secos da sua vida, você precisa agir da mesma maneira... primeiro você tem que confiar em Deus e depois, você precisa obedecer a Deus.

 

Fazendo isso, apesar do que você vê à sua frente, você profetiza e o Espírito Santo vai soprar... e o sopro do Espírito de Deus vai trazer vida e ordem para você!

 

Tão somente, confie em Deus nesta noite, porque Ele é todo-poderoso e, pela fé, comece a profetizar aos ossos secos, comece a declarar que aonde tem havido fracasso, agora vem vindo a vitória em nome do Senhor!18

 

Profetize que Deus pode e Ele vai fazer algo grande, muito grande na sua vida, em nome de Jesus! Amém.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira