Meus Sermões

A NECESSIDADE DA SALVAÇÃO
Atos 2:21
 
“...e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.
 
Introdução
O verso fala da necessidade da salvação.
Toda pessoa precisa saber que: invocando o nome do Senhor, ela será salva!
 
Que boa notícia! Não é questão de que, talvez, ela será salva... ou, quem sabe, poderá ser salva... a notícia é que: se ela invocar o nome do Senhor, ela será salva!
 
Esta á coisa mais importante que toda pessoa tem direito de saber!
Conta-se que um professor estava de viagem pelo rio Amazonas... ocupou uma canoa para atravessar o rio de um lado a outro... e durante o trajeto, o professor começou a falar com o canoeiro: - “Amigo, você conhece geografia?” – “Não, não senhor” - respondeu o canoeiro, “eu nunca fui à escola, senhor”. – Então, o professor explicou: “Ah! Se você não conhece geografia, você perdeu a quarta parte da sua vida!” ...mas a conversa prosseguiu: “E, gramática, você sabe?” – “Também não, senhor...”. – E o professor falou: “Então o senhor acaba de perder mais uma parte de sua vida”. Andaram mais um pouco e o professor voltou a perguntar: - “Amigo, você, ao menos, sabe matemática?” – “Não, senhor, também não sei matemática...”. – “Ah! é lamentável, pois o senhor com isso, já perdeu mais da metade de sua vida”. E distraído com a conversa, o canoeiro descuidou e a canoa bateu numa pedra... a canoa se rompeu e começou a se encher de água. Então, foi a vez do canoeiro perguntar ao professor: - “O amigo sabe nadar?” – E o professor: “Não, não sei”, – aí, disse o canoeiro: “...então o senhor vai perder a vida inteira, porque a canoa vai afundar!”.
 
Não importa quanto conhecimento as pessoas da sua casa tenham... do seu trabalho tenham... da escola tenham... da vizinhança tenham... se elas não sabem que a salvação está em invocar o nome do Senhor, então, todas estarão perdidas.
 
Mas elas têm o direito de saber que Jesus Cristo é Senhor e Salvador! Amém?
Mas não apenas o direito... elas tem a necessidade de saber.
 
Por que, quando se fala sobre a salvação da alma, quando se fala sobre viver no céu ou viver no inferno, depois desta vida, cada pessoa tem a sua opinião.
 
Algumas imaginam alcançar a salvação por meio de seus próprios esforços: Penitências, sacrifícios, religião, apego a santos, a anjos, ect. Muitos até declaram: "Eu sirvo a Deus à minha maneira e acho que vou céu..." .
 
Irmãos, a Bíblia apresenta quatro passos importantes para você GERAR UM FRUTO NOVO, isto é, para você ajudar uma pessoa a receber a salvação.
 
...primeiro:
SE ELA NÃO ESTÁ SALVA, VOCÊ DEVE LEVÁ-LA A RECONHECER ISSO
PERDIDO é a palavra que melhor descreve a condição de todo homem e mulher diante de Deus.
Está escrito em Rm 3.23: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus".
 
A Bíblia ensina que todas as pessoas pecaram... então, uma pessoa pode até pensar que é merecedora do céu, porque faz esmolas, não deseja o mal a ninguém, e por que tem a sua religião e até acredita em Deus...
 
Mas, ela é pecadora, diz a Palavra de Deus! ...e somente será salva se invocar o nome do Senhor.
 
Será que você poderá orar por ela, para que ela admita isso? ...será que você poderá, gerar em oração, o surgimento de um FRUTO NOVO... o surgimento de alguém que reconheça a necessidade que tem de invocar o nome do Senhor?
 
...o segundo passo para gerar a salvação de uma pessoa:
ELA DEVE ADMITIR QUE NÃO PODE SALVAR A SI MESMA.
Lemos em Ef 2.8-9: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie".
Nenhum ser humano pode jamais comprar a sua salvação ou adquiri-la por mérito próprio, nem por meio de sacrifícios, nem por prática de boas obras ou boas intenções.
 
Se a salvação dependesse das boas obras, não seria necessário que Jesus viesse ao mundo da forma como veio... não era necessária a crucificação...
 
Será que Deus se enganou?
Absolutamente... sabendo que todo ser humano está perdido, Deus elegeu Jesus por único caminho, legal, que o homem tem para ser salvo.
 
Jesus mesmo declarou isto, ao falar: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem o Pai senão por mim." (João14:6).
 
Mas se as pessoas não forem orientadas a isso, como haverão de invocar o nome do Senhor?
 
Ah! você precisa ajudá-las...
 
...passo nº 3:
ELA DEVE SABER QUE DEUS JÁ PREPAROU O MEIO PARA SEREM SALVAS.
Você sabe de Jo 3.16, não sabe? "Porque Deus amou o mundo, de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que n'Ele crê, não pereça mas tenha a vida eterna".
Jesus é o único meio legal que temos para sermos salvos... e disso você sabe, porque compreendeu e aceitou a Palavra de Deus.
 
Mas a grande maioria das pessoas à sua volta não sabem... por isso estão apegadas a religiões, a seitas, a filosofias, a crendices...
 
São caminhos feitos por mãos humanas para chegar a Deus... mas são todos insuficientes!
 
Entretanto, você sabe que Jesus é o verdadeiro e único caminho, dado por Deus mesmo, para que todo homem possa chegar até Ele.
E que você vai fazer? ...você precisa compartilhar o que sabe!
 
...O quarto passo para GERAR um FRUTO NOVO é esse:
ELA PRECISA RECEBER JESUS.
Lemos em João 1:12:"Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no Seu nome".
 
Geralmente as pessoas pensam que são filhas de Deus, mas a Bíblia diz que somos todos criaturas de Deus... e diz que, filhos, só são aqueles que receberem Jesus como seu Senhor e Salvador.
 
Nenhuma pessoa pode ser privada da verdade.
 
Conclusão
Portanto, a salvação de uma pessoa consiste nisto:
Saber que, por natureza, ninguém está salvo...
Admitir que não pode salvar a si mesma...
Crer no que Deus preparou (o Caminho)... receber a Jesus (invocar).
 
Pr Walter Pacheco da Silveira