Meus Sermões

SERÁ QUE PARA O SENHOR HÁ ALGUMA COISA IMPOSSÍVEL?
Gênesis 18; Marcos 9 e 5

 

Introdução

Você provavelmente já ouviu aquela história da Bíblia em que Deus apareceu a Abraão. Gn 18(2)

Abraão estava sentado à porta de sua tenda, quando Deus perguntou pra ele onde Sara, a sua esposa, estava.

 

Naquela época Abraão tinha 75 anos de idade, e Sara tinha 65 anos... ela era dez anos mais nova que ele. E nisso, Deus disse algo incrível para Abraão. Deus falou pra ele: "...Sara, a sua mulher, terá um filho" (Gênesis 18:10).

 

E naquela hora, Sara estava do lado de dentro da tenda, e ouvindo a conversa de Deus com Abraão... e quando ela ouviu Deus falar que ela teria um filho, ela riu diante dessa idéia.

 

Sara deve ter pensado: "Impossível! Já sou idosa, fora da idade para ter filhos, e meu marido Abraão também já é muito velho!” Então, ela riu.

 

E Deus escutou a risadinha banguela de Sara... pessoas de idade vão perdendo os dentes e quando podem, usam dentadura... não era o caso de Sara...

E Deus falou, lemos no v.13: "Por que Sara riu? Por que disse que está velha demais para ter um filho? 14Será que para o Senhor há alguma coisa impossível?".

 

Eu trago esta mensagem hoje porque Deus está, ainda nesses dias, fazendo a mesma pergunta: "Será que para o Senhor há alguma coisa impossível?"

 

É certo que cada um de nós tem tido as suas lutas, os seus problemas e as suas próprias dificuldades na vida.

Mas ouça: em meio a estes problemas, a estas dificuldades, Deus pergunta: "Você acha que o seu problema é muito difícil para Eu resolver? Será que para o Senhor há alguma coisa impossível?" Teve uma vez que Jesus, disse: "O que é impossível para os seres humanos é possível para Deus" (Lc 18:27). Amém? Amém?

 

Você crê nesta palavra do Senhor? Você aceita que Ele pode fazer o impossível em seu casamento, em sua família, em seu trabalho, em sua vida?

 

Agora, nós somos rápidos em dizer aos outros que Deus pode.

Quando vemos um querido nosso enfrentando dificuldades, nós falamos: "Agüente firme, olhe para cima. Deus pode todas as coisas. Ele é o Deus do impossível".

 

Sara, a esposa de Abraão, provavelmente diria a mesma coisa às suas amigas...

Imagina que ela tivesse um casal de amigos, um casal que desejava muito ter um filho, mas os dois eram muito velhos para poder gerar...

 

Então, se perguntássemos a Sara o que ela diria, provavelmente, responderia: "Ah! Eu diria pra eles ficarem firmes no Senhor e não perder a esperança, porque Deus faz o impossível!"

 

Agora, quando é a nossa vez de crer, encontramos dificuldades... como Sara, que riu não acreditando no poder de Deus em relação à si mesma.

Hoje, quantos de nós agimos assim? ...falamos do poder de Deus para os outros, mas não cremos na manifestação desse poder sobre nós mesmos.

 

Ouça: Não Cremos Realmente em Deus, a Menos que Creiamos que Ele é o Deus do Impossível. (3)

Não é suficiente crermos que Deus é o Criador, o Sustentador de todas as coisas... amado: Nós também temos de crer que Ele é o Deus Todo-poderoso e que deseja fazer o impossível acontecer em nossas vidas. Amém?!

Na minha opinião, conselho algum ajudará uma pessoa, caso ela duvide que Deus faz milagres acontecer.

 

Já tentou aconselhar uma pessoa que não acredita que Deus pode resolver o problema dela? Tudo que você aconselhar é inútil...

Pra um casal em crise no casamento, por exemplo... pode parecer a eles que não há a mínima esperança, os dois já andam cheios de ressentimentos e de amargura, mas se querem ser ajudados, eles têm de crer que Deus faz o impossível.

 

Algumas pessoas até dizem: "Mas, pastor, eu sofro horrores com o meu cônjuge. Carrego feridas muito profundas, que o senhor nem imagina".

Este tipo de conversa somente revela que tais pessoas engoliram a mentira do diabo... ele fez com que dessem aquela risadinha de Sara e dissessem: "É impossível. Não tem jeito".

 

Contudo Jesus foi bem claro e disse: "...Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus" (Lc 18:27). Aleluia!

 

Amado, o Senhor está dizendo hoje pra você: "Eu sou o Senhor e posso resolver isto, Eu posso resolver qualquer coisa... qualquer coisa, diz o Senhor". Aleluia!

 

...quero lhe mostrar algo em Marcos 9: (4)

O Evangelho de Marcos Apresenta Uma Situação Apavorante - Uma Situação que Parecia Impossível de Ser Resolvida

Lemos no v.17, que um pai aflito, trouxe o seu filho possuído por um espírito maligno... trouxe até os discípulos de Jesus, em busca de libertação.

Esse rapaz não estava simplesmente com problemas ou rebelde, ele estava cheio de espíritos maus, demônios... a situação dele era conhecida por toda a região.

 

Esse rapaz era considerado um caso sem esperança. Os versos 17, 18, o 20, revelam a situação dele: Ele era surdo e mudo, por isso, só emitia sons guturais. O v.18 mostra que ele espumava pela boca como um cachorro louco, e fisicamente era pele e osso, porque diz aí que ele ia se secando.

 

No v.22 lemos que o pai tinha de ficar com ele o tempo todo, pois os demônios tentavam lançá-lo no rio, no lago mais próximo, ou sobre o fogo, para que morresse logo.

Leio isso e fico imaginando, quantas vezes este pai teve de pular num rio, puxar o filho pra fora, e fazer respiração boca-a-boca, ressuscita-lo...

 

Imagino o número de cicatrizes e de marcas de queimaduras... com certeza, ver o filho naquela situação, sem alguém capaz de ajudar, deve ter sido de partir o coração daquele pai.

 

Agora, quando o pai se apresenta aos discípulos, lemos no v.20, o espírito maligno começou a se manifestar no menino, que começou a espumar pela boca, a rolar pelo chão, se contorcer... e o v.18 registra: os discípulos oraram pelo menino - talvez por muito tempo - mas nada aconteceu.

 

Deve mesmo ter parecido uma situação impossível aquela.

E logo alguns começaram a discutir: "Por que o menino não fica bom? Será esse um caso muito grave, muito difícil para o Senhor? Será que numa situação destas, Deus nada mais pode fazer?"

 

Mas é aí que Jesus entra em cena. No v.16, está o que Jesus perguntou: "...O que é que vocês estão discutindo? O que é que está acontecendo?”

 

E no v.18, o pai respondeu: "Já pedi aos discípulos do Senhor que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram... É um caso sem esperança."

 

Então, no v.34, Jesus simplesmente respondeu: "Tudo é possível para quem tem fé" (Marcos 9:23).

Jesus estava dizendo a todos os presentes: "Vocês acham que posso cuidar de qualquer situação, menos daquelas que estejam sob o controle do diabo? Pois quero dizer a vocês que não há problema ou circunstância impossível que Eu não possa resolver".

Aí, lemos no v.25, com uma só palavra, Jesus fez do impossível uma realidade: "...ordenou ao espírito mau: -Espírito surdo-mudo, saia desse menino e nunca mais entre nele!".

 

Nessa hora, o rapaz caiu no chão como morto. Mas, a Bíblia diz que "...Jesus pegou o menino pela mão e o ajudou a ficar de pé". (v. 27). Aleluia!

 

Agora, você pode imaginar a alegria desta cena?

O rapaz limpo, liberto, deve ter corrido para o seu pai e o abraçado. E o coração do pai pulando de alegria... porque Deus tinha resolvido tudo.

 

Agora, por que o Espírito Santo levou Marcos a incluir esta história no evangelho? Amado, foi para que, a partir daquele momento, todo mundo saiba que pode confiar em Deus, porque Ele faz o impossível acontecer... O Senhor estava dizendo: "Posso fazer qualquer coisa!".

 

Hoje em dia, muitos pais estão em agonia porque seus filhos estão sob o poder do diabo.

Há pais com o coração partido, que jamais sonharam que suas filhas, que seus filhos, iriam se juntar com a turma errada.

 

São pais que estão derramando lágrimas, porém, sem qualquer esperança, e que estão dizendo: "Aquele é o meu filho, aquela é a minha filha; e está indo de mal à pior, e não tem mais jeito...".

 

O diabo tem dito a estes pais que seus filhos são um caso sem esperança, tem dito que eles não tem mais jeito, e tem usado uma mentira poderosa: que Deus é incapaz de ajudá-los.

 

Talvez você ache que seu marido, seja um caso sem esperança. Ou, talvez, você tenha perdido as esperanças em relação à sua esposa...

Mas amado, pessoa alguma jamais está tão perdida em problemas e tão afundada em pecado, que Deus não consiga resolver o caso.

 

Sei de muitos crentes que hoje, podem dizer: "Orei por meu marido, ou orei por minha esposa, ou por meu filho, durante anos. Aí, um dia, quando eu já estava desistindo, Deus agiu. Ele salvou e libertou a pessoa que eu amo".

 

Nós nunca devemos desistir, porque nada é impossível para Deus. Aleluia!

 

...a próxima coisa que quero mostrar está em Marcos 5: (5)

Deus Pode Trazer à Vida Tudo Que Você Considera Morto(6)

Aqui em Marcos 5, a partir do v.21 temos a história de Jairo, um desesperado líder da sinagoga que, no v.23 lemos, pediu que Jesus curasse a sua filha, uma menina de doze anos que estava à beira da morte... então, nesse verso, Jairo suplica a Jesus para vir à sua casa, e impor as mãos sobre a filhinha.

O v.24 mostra que Jesus concordou em ir com ele. Mas, aí, no verso seguinte, primeiro Jesus teve que parar no caminho para ministrar à uma mulher que sofria de uma hemorragia.

 

Agora, enquanto isso, lemos no v.35, chegou um mensageiro com uma trágica notícia: a filhinha de Jairo havia morrido. E, pior, houve até quem dissesse: "Jairo, sua filha já morreu; por que você ainda incomoda o Mestre?".

 

O coração de Jairo deve ter ficado apertado de dor.

Por certo, ele pensou: "Ah! se tivéssemos chegado em tempo! Mas agora é tarde demais. Minha filhinha se foi."

 

Entretanto, veja o v.36, Jesus garantiu pra Jairo: "Não tenha medo; tenha fé!".

 

Aí, ao se aproximarem da casa de Jairo, lemos agora no v.38, eles ouviram sons de choro e de lamentos... Era a família e os vizinhos de Jairo, chorando a morte da menina, que tinha 12 anos.

 

Veja só o contraste nesta cena: lá estava Jesus, o Deus Todo-poderoso, capaz de fazer qualquer coisa que se possa imaginar - contudo, as pessoas choravam e se lamentavam.

Em resumo, elas estavam dizendo: "Deus só pode operar um milagre enquanto há sinal de esperança. Mas agora que a menina morreu, não adianta mais buscá-Lo, porque nem Ele consegue reverter uma situação dessas".

 

Quantas pessoas hoje não buscam mais a Jesus porque acham que não há mais esperança para a sua vida?

 

Confiam em Deus somente quando vêem sinal de esperança, mas quando morre o casamento, quando morre o relacionamento, quando morre o sonho... então elas choram e se lamentam, e dizem: "Não há mais esperança... agora é impossível de resolver, é impossível de transformar ou impossível de restaurar".

 

No v.39, Jesus repreendeu este tipo de incredulidade.

Ele disse o seguinte à multidão que chorava na casa de Jairo: "Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme".

 

Jesus estava declarando: "A situação não está do jeito que vocês vêem ou pensam. Vocês acham que acabou a esperança. Mas Eu digo que haverá restauração". Aleluia!

 

Então Jesus se dirigiu ao quarto da garotinha, a filha de Jairo - e, pronunciando uma palavra, Jesus trouxe a criança de volta à vida. Está escrito, v.42: "Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar...".

 

Amado, por que o Espírito Santo incluiu esta história no evangelho de Marcos?

Foi para mostrar que nada está muito "morto", ou num estado muito avançado de perdição, que Deus não possa agir.

 

O Espírito Santo está dizendo: "Confie em Deus para resolver o seu problema, porque nunca é tarde demais para Ele!" Aleluia!

 

Agora, a maior demonstração do poder de Deus é essa: (7)

Deus, Não Só Pode Resolver a Sua Situação Difícil, Como Também Pode Resolver o Seu Problema de Pecado

O pecado é mau, é destruidor, nos separa de Deus... leva nossa alma à morte e à condenação ao inferno – isto é, a uma vida de separação de Deus para sempre.

Eu tenho aqui, trecho de uma carta escrita por um presidiário, que é de partir o coração. Nessa carta ele diz:

"...sou um pervertido sexual, e estou preso por causa deste vício. Sei que não nasci assim, mas acabei me transformando nisso. Fui casado três vezes, e tenho quatro filhos. A verdade é que gosto de tudo que é pervertido. Tudo que se possa imaginar, eu provavelmente já experimentei. Quero parar, mas não paro. Já superei crise de abstinência - isto não foi problema. Até fui capaz de me afastar de pornografia, um pouco de cada vez. Eu creio de verdade no poder que Deus tem de curar. Supliquei, chorei e Lhe pedi socorro. Mas parece que não consigo achar a porta para fugir do meu problema de perversão. Sempre tenho comigo o desejo de fazer a vontade do Senhor; porém, constantemente deixo este desejo de lado e caio outra vez na minha luxúria. Menti para Deus, prometendo nunca fazer de novo, mas sempre volto. Sofro porque sei que entristeço o Senhor. Quando vou à capela, me sinto de duas caras. Aqui há homens que me respeitam, porque lhes dei bons conselhos, mas não guardei isto para eu mesmo. Toco piano e canto na capela, mas não me sinto bem porque não estou bem. Prefiro morrer e ir para o inferno, do que alguma vez importunar mais uma pessoa inocente outra vez. Mas não quero ir para o inferno. Quero servir a Deus, e quero seu amor. Estou numa armadilha pois odeio o que faço, mas mesmo assim gosto. Não sei o que fazer."

Eu quero dizer a pessoas como essa: não perca as esperanças. Deus pode resolver qualquer coisa, Deus pode consertar sua mente pervertida. Ele pode trazer cura para você, Deus pode salvar a sua alma.

 

Conclusão

Você tem de crer que nada em sua vida é impossível para Deus.

Não existe garra do diabo que Jesus não possa quebrar.

 

Por isso, tenha fé: creia que Deus vai mudar e transformar totalmente a sua vida.

 

Deus transformou a vida de Sara, Deus transformou a vida do jovem possuído pelo demônio, Deus transformou a vida da filha de Jairo - e Ele pode transformar a sua vida também... para Deus nada é impossível!

 

Nosso Deus pode resolver qualquer coisa, qualquer coisa, qualquer coisa! (8)

 

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 15.6.2008