Meus Sermões

A BÊNÇÃO ESTAVA NO REDEMOINHO
2 Reis:2.11

 

Introdução
Neste verso lemos isto: "...e Elias foi levado aos céus num redemoinho".
Me impressionou esta revelação: levado aos céus (o que é bom, céus é morada de Deus, lugar da presença de Deus), num redemoinho (o que já não é bom, porque redemoinho é aquele movimento rápido e em espiral, causado pelo cruzamento das ondas de ventos contrários).

Redemoinho chega a ser definido nos dicionários de língua portuguesa como uma tempestade de vento em forma de espiral.

É estranho que Deus tenha usado um elemento natural, tão violento, para levar Elias ao céu. 
Mas foi o que aconteceu: Deus levou Elias num redemoinho, Ele usou uma tempestade de ventos fortes, rápidos e espiralados! ...e obviamente, sem nenhum dano, sem nenhuma seqüela para Elias... eu creio que ele não chegou tonto nos céus e nem com zunido nos ouvidos...

Como Deus é tremendo! ...aquilo que é perigoso, que possui poder destrutivo... é domado por Deus... é subjugado, dominado por Ele. Aleluia!

Fiquei pensando nisto e reparei que redemoinhos representam tempos de tensão em nossas vidas, mas que o Senhor Deus Todo-Poderoso usa para fazer subir o nosso nível espiritual.
Redemoinhos são isso: uma composição de forças opostas... são ventos contrários que se chocam. 

Um redemoinho é um ponto de tensão. Elias subiu ao céu na tensão, em meio a forças contrárias...

Amado: se você está passando por um período de tensão em sua vida, se você está envolvido por uma tempestade de ventos contrários... ouça: Deus domina redemoinhos! Deus aplaca a fúria dos ventos fortes... Deus abranda o poder destrutivo do mal, porque Ele mesmo, é o Deus criador e Todo-Poderoso! Aleluia!

Você está tenso por alguma coisa? ...confia em Deus, e Ele usará o redemoinho para fazê-lo você subir mais alto! Amém? (dê um forte aplauso ao Senhor)
Há algumas verdades que quero lhe mostrar esta noite...

A primeira é essa, que:
DEUS FALA NO MEIO DO REDEMOINHO
Deus fala no meio do redemoinho!
Esta lição aprendemos pela experiência de Jó. No final de seu livro, cap 38.1 lemos isto: "Então o Senhor respondeu a Jó do meio da tempestade...". Redemoinho é uma forma de tempestade, tempestade de ondas de ventos contrários, que se chocam. 

Deus fala em meio a tormenta... a voz de Deus, a Bíblia diz troveja maravilhosamente (Jó 37.5); é voz como de trombeta, lemos no Apocalipse (1.4)! ...nem o vento mais forte, nem o tornado mais violento, abafa a voz de El-Shadai, a voz do Deus Todo Poderoso! Aleluia!

Deus falou à Jó do meio de um redemoinho... (Jó 40.6).
Jó atravessava um período de grande tensão... ele passava por uma tempestade violenta em sua vida... ele estava agitado... 

Mas o que fez Deus ao seu servo? ...Deus usou a tensão para falar com ele!

É conhecida aquela parte do livro de Jó, onde ele diz: "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem" (Jó 42:5)... Jó estava declarando que a tensão, o redemoinho, é que permitiu que seus olhos pudessem ver a Deus.

Quantas vezes a tensão, o problema, a dificuldade que surgiu, não nos permite ouvir a Deus, não nos permite escutar o maravilhoso som da Sua voz...
Mas irmão, irmã, Deus falou a Jó do meio da tempestade... tempestades não abafam a voz de Deus... 

Então, é também completamente possível, que Deus esteja lhe falando no redemoinho - na tensão que você esteja vivendo!

Aquiete-se e você escutará o som da Sua voz! ...aquiete-se e você ouvirá o que lhe diz o Senhor!

Uma outra verdade é esta:
O SENHOR SE MANIFESTA NO REDEMOINHO
Lemos no livro do profeta Zacarias: "o SENHOR, tocará a trombeta e marchará em meio às tempestades do sul"; outra versão traz assim: "o SENHOR Deus fará soar a trombeta e irá com os redemoinhos do Sul" (Zc 9.14).
Amado, a Bíblia está mostrando: O Senhor pode se manifestar no redemoinho!

O profeta Zacarias falou que o Senhor "marchará em meio às tempestades". Ele é o Rei Soberano... e marchará em meio às tempestades.
Ouça: o caos é matéria prima para Deus criar a Beleza! ...lembra de como a Bíblia conta a história da criação? Diz a Bíblia que a terra era sem forma e vazia. No entanto, Deus criou a luz, os mares, a terra seca, as plantas e os peixes e os animais, o homem e a mulher...

A verdade então é esta: Na tempestade violenta, na tensão mais forte, Deus mostra a Sua majestade, marchando, manifestando a Sua presença!

Irmão, irmã, num redemoinho Ele levou Elias ao céu... Ele falou à Jó... Deus transforma tragédia em bênção! 

...e ouça mais esta verdade:
O SENHOR NOS QUEBRANTA NO REDEMOINHO
É na tensão que descobrimos nossas fraquezas e incapacidades. 
Na tensão, nos momentos difíceis da vida, nos momentos de dor, de lágrimas, é que melhor, aprendemos a confiar em Deus e saber que sem Ele nós nada podemos fazer. 

Quando Jó experimentou o forte redemoinho em sua vida, Ele pode conhecer melhor a Deus, ele mesmo disse: "[Senhor] Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram"... Jó estava dizendo: "Somente agora eu conheço o Senhor de verdade! Antes eu só O conhecia de ouvir falar".

No livro de Jó, lemos que ele respondeu ao Senhor: "Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado"... Jó disse isto quebrantado diante de Deus.

Também é muito interessante ler o que Jó declarou em seguida a isto, lemos em 42.6: "menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42.6)... ele estava dizendo: "...eu me arrependo do meu orgulho e me cubro de terra e de cinza para mostrar minha tristeza".

Veja o que faz o redemoinho, quando Deus o permite na vida de alguém que O serve: esta experiência quebranta o coração, esmaga o orgulho, deixando a pessoa completamente entregue a Deus, dependente dEle.

Conclusão
Há vários tipos de redemoinho ou tensão na vida: falta de dinheiro, falta de companheirismo... problemas familiares, desavenças, perseguições, enfermidade, etc... 
Mas é nesse momento, no momento de redemoinhos na vida, que podemos subir às alturas, como foi com Elias.

Afinal, em meio ao redemoinho:
Deus Fala
Deus Se Manifesta
E Nós Nos Quebrantamos Em Nosso Orgulho Afim de Conhecermos Mais a Respeito de Deus e De Sermos Dependentes Dele.

Pr Walter Pacheco da Silveira