Outros Sermões Tiago

A SABEDORIA DADA POR DEUS AO QUE TEM FÉ
Tiago 1:5-8

Tiago tem um jeito todo diferente de escrever. Ele tem um jeito conciso de escrever não se delonga muito em seus assuntos.O seu estilo é similar com os livros de sabedoria do Velho Testamento.E como nós vamos falar de sabedoria hoje, você vai perceber isto. Isso não quer dizer que os temas não estejam interligados por exemplo com a mensagem passada, onde o Pr. Gilson pregou sobre provas e falou que a prova é uma bênção de Deus para nossa vida, falou sobre lutas, sobre perseverar nessas lutas, e quando ele disse de alegrar-se quando passar pelas provas e que isto pode parecer alguma coisa meio de louco. Como é que eu posso ter alegria em passar pelas provas Mas se ainda assim você tem dificuldade de entender isso, você precisa pedir sabedoria de Deus.

É isso que Tiago tenta mostrar. Se você não está entendendo bem o que estou falando, entender que as lutas, as dificuldades, que as tentações, os problemas da vida produz algo bom no seu viver e que isso é uma bênção, você precisa pedir de Deus sabedoria.

Vamos ver aqui três palavras chaves: Sabedoria, Deus e Fé.

A sabedoria é dada por Deus ao que tem fé. Há três questionamentos fundamentais que devemos responder através desse texto. Para se fazer uma oração sábia você sempre precisa fazer três questionamentos, aí você pode perguntar, mas pastor não vai falar de sabedoria? Sim, mas, envolve uma oração, então você tem que ter sabedoria nos seus pedidos. Vamos fazer três perguntas e responder:

"O Que Pedir", "A Quem Pedir" e "Como Pedir".

O QUE PEDIR
E muito importante saber que você precisa pedir e que tem necessidade de algumas coisas. Deixa perguntar uma coisa a você que está aqui: " alguém não tem falta de sabedoria, quem sente que não precisa mais de sabedoria, acha que já tem suficiente, levante a mão; Ninguém! viram? Todos precisamos de sabedoria. Isso é o estilo que Tiago faz, ele quer justamente provocar isso na pessoa, todos nós temos falta de sabedoria. É alguma coisa que ainda precisamos ter, por isso, a versão da Bíblia Shedd, colocou a frase "tem falta de sabedoria" ao invés de necessita de sabedoria, Na maior parte das traduções está escrito quem tem falta de sabedoria. Na sua tradução que talvez vocês estejam usando está escrito "necessita de sabedoria". Hoje há várias versões aí, mas na versão mais antiga se trazia o que tem falta, ou seja o que necessita, porque se sente falta, se sente necessidade de; então no nosso caso é de sabedoria.

A sabedoria no meio em que Tiago vivia, tinha um conceito diferente do que é às vezes hoje é entendido, que está mais ligada ao conhecimento, estudos.. A sabedoria que Tiago vai colocar aqui é "é aquilo que capacita o justo a perseverar nas provas", há necessidade de sabedoria para entender isso. Foi o que nós falamos no inicio e que tem ligação com o texto pregado no Domingo passado pelo Pastor Gilson Breder. Em Provérbios 4:7 diz assim: "A sabedoria é a coisa principal, adquire pois a sabedoria sim com tudo o que possui adquire o conhecimento".

Que tipo de sabedoria está na mente de Tiago quando ele fala a respeito de adquirir,? que tipo de sabedoria ele tem em mente?

Uma das coisas que você vê no contexto histórico, eram os filósofos gregos que procuravam ardentemente a sabedoria. Embora a filosofia grega incluísse moralidade ou se fosse uma filosofia moral, na maior parte aqueles filósofos empenhavam em coisas especulativas, como por exemplo, de que consiste o mundo, de onde surgiu o Universo, de onde será que veio o homem? De onde saiu o Universo, aquela coisa de especular, que é muito bom, e que não deixa de ter o seu valor. Eles perguntavam também qual a relação entre as idéias e o mundo real, e assim outras coisas.

Só que no mundo hebreu, e é esse o tipo de sabedoria que Tiago tem em mente aqui, não questionavam muito essas coisas, não especulavam essas coisas, porque para eles, já tinham essa resposta de onde o homem veio, de onde surgiu o Universo, eles já tinham. Então a busca da sabedoria não estava em especular estas coisas porque o pensamento dos hebreus nunca foi especulativo nesse sentido sempre foi moral. Eles criam num Deus pessoal que se manifestava aos homens mostrando seu querer. Descobri um conceito muito bom de sabedoria em um livro que eu li e que está escrito assim: "A percepção da vontade de Deus e do modo pela qual ela deve ser aplicada na vida é conferida a sabedoria".

Então sabedoria "é a percepção da vontade de Deus e do modo pela qual ela deve ser aplicada na vida". É esse tipo de sabedoria que Tiago tem em mente.

Ele não quer entrar em grandes discussões filosóficas, ele quer mostrar ao cristão, que é sábio buscar a vontade de Deus, busca conhecer a vontade de Deus e como aplicar essa vontade de Deus na vida.

Veja bem se alguém fosse aconselhar você a procurar a sabedoria, e você perguntar para ele, como é que eu alcanço sabedoria? qual seria a resposta mais comum que você encontraria? Responda. Como eu encontro sabedoria? se você perguntasse para as pessoas aí fora, quais seriam as respostas possíveis? Vai estudar. Muito boa, e realmente nós ganhamos sabedoria no estudo, sim ou não? Sim e não. Você acha que nós estamos bem adiantados tecnologicamente? Estamos? Há um grande avanço na medicina, há um grande avanço de conhecimento em muitas áreas o que mais nos impressiona talvez seja justamente esse lado da informática, esse lado de conhecimento que nos vem através da Internet numa velocidade incrível. Agora eu pergunto para você, o mundo de hoje é sábio? Sim ou não?

A sabedoria que Tiago se refere aqui não é só aquele conhecimento teórico, não é só apenas o homem crescer na ciência, mas a sabedoria aqui é conhecer a vontade de Deus e aplicar na vida. Por que aquele que só sabe o que é certo e errado e não aplica na vida de que adianta? Então por isso que Salomão disse: "Ora o temor do Senhor é o princípio da sabedoria", não é só o sentido de ser princípio de ser começo não, mas de ser o princípio, é a base o fundamento, Veja como essas coisas são interessantes os homens buscam conhecimento, o crente deve buscar sabedoria e sabedoria é buscar, aprender, conhecer a vontade de Deus e aplica-la. Sabe o que Tiago respondeu, ele não respondeu vai estudar, mas sim: "Se porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus" Quer dizer, que eu estou buscando sabedoria, aí o Tiago fala para mim, vai orar.

Buscar sabedoria é ter intimidade com Deus através da oração para conhecer a sua vontade e aplicar a sua vontade na vida particular. Tiago não está tentando aqui ser completo na sua afirmação mesmo porque não faz parte do seu estilo, mas ele está dizendo peça a Deus que daí você vai dar o primeiro passo para começar a adquirir a sabedoria.

A sabedoria não é adquirida num passe de mágica. Ele mandou orar, está bem, então eu vou ajoelhar aqui e pedir: "Deus me dá sabedoria". Então aí chega um anjo com uma varinha mágica e faz assim plim. plim, e pronto. Aí í você sai de lá sábio, super sábio. O cristão maduro e inteligente, não é assim.Não tem mágica para alcançar a sabedoria. Você vai ter que estudar a Palavra, você vai ter que meditar na Palavra. Isso exige o seu trabalho, o seu esforço. Tiago esta na mesma linha do homem que inspirado por Deus mais falou sobre sabedoria, o seu nome foi Salomão e ele escreve, que o preguiçoso tem que ir visitar a formiga; "vai ter com a formiga ó preguiçoso", porque se você achar que vai ser só assim, você está enganado a respeito da sabedoria.

A sabedoria é uma busca no cotidiano, no dia- dia. Existem pessoas mais novas que podem ser mais sábias que pessoas mais velhas? Sim ou não? Salmos 119:100 "Sou mais prudente que os idosos porque guardo os teus preceitos". Porque ele diz que era mais sábio, mais prudente que os idosos? Porque ele guardava a Palavra de Deus.

É a Palavra de Deus que nos concede sabedoria. Porque ele guardava os preceitos do Senhor, seguia o que o Senhor revelava a respeito da sua vontade e aplicava essa Palavra na sua vida, então era considerado sábio.Pelo que ele conhecia e a partir da própria Palavra ele se considerava mais prudente mais sábio que muitas pessoas que eram mais velhas, que viveram a vida como um tolo.

Sabedoria tem um conceito um tanto quanto diferente do que esse que nós ouvimos? Mas você não se esqueça, a sabedoria é a percepção da vontade de Deus e do modo pela qual ela deve ser aplicada na vida.

A QUEM PEDIR
Aí você diz: É óbvio que temos que pedir a Deus. É a Deus a quem nós devemos pedir sabedoria. Sim! Mas quem é esse Deus que você está endereçando, dirigindo o seu pedido. Quem é? É isso que Tiago está falando: "Peça a Deus, porque esse Deus a quem você está pedindo é um Deus que a todos dá liberalmente".

Vamos entender essa palavra "liberalmente". A palavra vem do grego que significa literalmente, se fossemos traduzir, simplesmente "sem mistura da malícia de reserva ou de relutância, significa generosidade, liberalidade" Ele dá, Ele é generoso, por isso a tradução liberalmente está ligada a uma outra palavra que é que significa repreender, insultar, "lançar em rosto"

Como que as pessoas do mundo hoje dão? Você recebe alguma coisa de alguém, aquela pessoa não fica meio que cuidando daquilo que te deu? Principalmente se isso for de muito valor; "está vendo, eu dei tal coisa para o fulano; nunca mais dou nada para ele". Mas porque você nunca dá mais nada para ele? Porque ele não soube cuidar, não tratou bem, nunca mais eu vou dar! E aí quando ele encontra com o fulano, ou a pessoa presenteada se encontra com aquele que, ele diz "Olha fulano, eu quero te dizer uma coisa, de mim, você não precisa esperar mais nada, porque olha o que você fez com o que eu te dei". O que ele está fazendo? Ele está lançando em rosto, ele está repreendendo.

Então veja meus irmãos, é assim que o mundo trata com suas dádivas.

Agora me diga uma coisa, quando você é mais novo. Quando alguém te dá uma coisa você não olha para cara e fala assim: "o que ele está querendo? Ou quando ele te dá alguma coisa você fala; eu não vou receber nada desse sujeito, porque ele é chato e depois vai ficar cobrando isso que me deu. É ou não é? Você não recebe nada de graça. Você diz assim: não espera aí, as pessoas depois vão ficar me cobrando, o que é que você pensa no mundo dos negócios quando alguém te dá alguma coisa? Quer algo em troca e ele vai me cobrar depois".

E quando chega época de política; vou te dar tal coisa, nós vamos fazer tal coisa, olha sem nenhum interesse. Será que é assim?

Pois é estas palavras aqui no texto de Tiago querem dizer o seguinte: que o Deus a quem você dirige a sua oração é um Deus generoso, bondoso é um Deus que dá sem lançar em rosto. A característica de Deus é ser doador. Os dons de Deus são gratuitos e sem cobrança posterior

Você quer ver uma coisa? Vamos ver Jesus. Jesus certa vez curou um grupo de leprosos, quantos eram? Eram dez. Mas quantos leprosos voltaram para agradecer Jesus, nenhum, porque o que voltou agradecer já não era mais leproso. Não é verdade? Mas um dos que foi curado voltou para agradecer Jesus por ter curado da lepra. Só um voltou por causa disto Jesus falou, agora eu vou lançar a minha maldição sobre esses outros nove, vai voltar a lepra. Ele fez isso? Não fez.

Jesus alimentou uma multidão aí ele pregou um sermão bem duro, e aí todo mundo foi saindo até ficaram os discípulos. aí Jesus disse assim; Que geração ingrata ? agora eles vão voltar ter fome, vou tirar o pão de dentro do estômago deles, do intestino sei lá da onde que já está, vou tirar e eles vão voltar ter fome, tudo isso e eles nem quiseram ficar comigo. Jesus fez isso? Claro que não.

Meu irmão a Palavra de Deus está incentivando você a lançar sua ansiedade seus pedidos, seus desejos diante de Deus. As palavras ligadas aqui querem dizer que Deus é uma pessoa singela, simples. Quando você vai pedir alguma coisa num órgão público, não tem todo um processo protocolar? aliás tem uns órgãos públicos que fulano manda para um, este manda você para o outro. E assim vai. Você procura a informação na Internet, não funciona o site. É um negócio assim fantástico.

Os órgãos públicos são uma coisa maravilhosa. Aí você fica procurando se deseja falar com alguém importante. Se você não for amigo dele ou se você for fazer um requerimento ele te dá o modelo aí você faz o requerimento; Ao Ex.mo Sr. Chefe da repartição tal. E aí faz aquele negócio todo, passa numa maquininha e o seu papel já está protocolado. Aí você leva lá no outro funcionário e ele fala para você passar de aqui a uma semana que eu vou fazer o adágio para você pagar, você volta o funcionário te dá o adágio.Você vai ao Banco paga e volta falar com o funcionário que encaminha para uma Junta que vai resolver. Isso é realidade nacional

Só que é o seguinte, o Rei dos reis, Senhor dos senhores aquele que está assentado no mais alto e sublime trono. Deixa a porta da sala do trono aberta para você entrar correndo e pular no colo dele e falar bem no ouvido dele; Glória a Deus! Você não precisa protocolar nada, marcar a agenda de Deus, fazer uma listinha; olha o seu pedido é o bilhonessimo da lista. Você já pensou o tanto de gente que pede coisa para Deus? A sua estaria com seu nome lá no pé. Deus não é assim, Deus é uma pessoa simples e singela, sem perder jamais a sua autoridade.

Com certeza que você chega constrangido na sua presença principalmente a primeira vez que você chega no Santo dos santos. Você cai de joelhos porque você vê a glória de Deus, a majestade, a santidade de Deus, mas mesmo assim ele diz, meu filho levanta, eu tenho muito para te falar. Há muito para te oferecer.

Deus é assim, quando você vai pedir alguma coisa a Deus, vá, buscando esse Deus, porque Deus é um Deus que dá liberalmente e não lança em rosto. Glória a Deus e por fim, vamos responder a última pergunta? Há um verso no livro de Siraque que é considerado um livro de sabedoria que não entrou no cânon bíblico mas tem muitas coisas interessantes. Ele diz assim, olha como tem bastante semelhança com o que Tiago fala; "Deus dá sem segundas intenções, Ele não lança em rosto suas dádivas, por isso não censura, não é um tolo que têm muitos olhos em vez de um, dá pouco e repreende muito, abre a boca como o arauto, hoje empresta e amanhã toma de volta" (Siraque 20:14,15). Eu poderia citar para você outros versos interessantes a respeito de Siraque que tem muita semelhança com o que Tiago fala aqui.

COMO PEDIR
Você já parou para pensar porque algumas orações não são respondidas? Porque será que algumas orações não são respondidas. Você já lembra de Tiago, porque Tiago diz: "Pedis e não recebeis, porque pedis para gastar em vossos próprios deleites". Aqui está falando do como o pedido tem a ver com a motivação da pessoa. Qual é a motivação que uma pessoa tem para pedir alguma coisa a Deus? É para si mesmo, é uma motivação egoísta? Aí Tiago diz assim: Não serão respondidos. Qual é a motivação com que você pede as coisas? Isso é importante. Agora o texto aqui está ligado com uma palavra que o Pr. Gilson já deu a tradução no outro sermão e que a temos falado bastante, que é a palavra fé; que no grego significa literalmente fidelidade.

A fé é muito mais do que aquele conhecimento intelectual,. Tem bastante gente que conhece a Bíblia. Eu já tive a oportunidade de trabalhar com um rapaz conhecedor da bíblia. Foi uma pessoa dificílima para conversar porque sempre estava atacando, mas ele conhecia a Palavra de uma forma digna de admiração. Eu, nessa época, estava fazendo Seminário mas eu tinha que aceitar que ele sabia muito mais da Palavra do que eu. Ele sabia citar os textos bíblicos com muito mais facilidade que eu. Depois descobri que ele fez até o terceiro ano do Seminário Teológico. Mas, ele dizia, eu não creio nesse Deus. Ele tinha muito conhecimento intelectual.

Quantas pessoas vivem na Igreja tem o conhecimento intelectual de Deus. Muitos sabem da Bíblia, sabem versículos e versículos de cor. Estes quando iam para um acampamento de criança ou de adolescente eram bons em desembainhar a espada. Era feita a contagem: um dois três e este era o primeiro a acertar. Um conhecimento bíblico muito bom, mas é só um conhecimento intelectual, um conhecimento de estatística.

Para pessoas que tem este tipo de conhecimento Deus não passa fora da sua razão, fora da sua mente. Mas para aqueles que amadurecem a sua fé e também são fiéis, Ele renova as suas mentes para que possam entender as coisas que são espirituais. Por isso não é só razão, não é só aquela fé emocional.

Você já viu aquele sujeito que tem aquela fé emocional, se está num ambiente propício ele é um cristão "maduro". Mas logo depois que saiu dali, já foi se embora a sua fé, a sua fidelidade. Não é nada disso que falamos, Não é aquele sentimento desenvolvido durante um culto onde a pessoa é inspirada pela música, pelas palavras de louvor ou pela exortação do sermão e nesse momento confia plenamente em Deus,. Então, ele sai dali do culto e diz; já preparei a minha chuteira com um prego na ponta e agora eu vou sair chutando a cabeça de satanás. Ele sai com uma fé assim que ninguém segura. Ele diz: eu tenho fé! Só que lá fora quando vem o furacão da diversidade, quando vem a luta nas quais ele devia perseverar, glorificar a Deus e ter gozo em Deus, ele desiste de lutar e passa a crer somente nos seus próprios recursos e no seu próprio raciocínio para conseguir aquilo que ele quer.

É nesse tipo de pessoas que Deus fala que é a semelhança da água do mar que é atirado de um lado para outro, o crente instável, avança e retrocede, avança e retrocede não chegando a lugar nenhum. É por isso que aparece a palavra dúvida e essa palavra é colocada propositadamente para se contrapor a fé, sabe o que a palavra dúvida significa aqui nesse contexto se fosse traduzir; significa assim: "discutir consigo mesmo", duvidar, está ligada àquela palavra que vem depois que significa alma dividida. Você já viu o crente dividido?

O crente dividido é aquele crente assim no carnaval: eu preciso ir no retiro espiritual porque eu estou mal, estou precisando muito de orar. Só que aí ele se lembra; do que acontece no carnaval: vai ser bom os desfiles e as festas de salão ou carnaval de rua, Já pensou, quanta coisa! Mas ele resolve no ficar na cidade e pular carnaval, porque ele vem na igreja domingo antes e o Pastor prega porque o mundanismo, o sensualismo, a carnalidade, sobre as obras da carne. Então aí decide: eu vou para o retiro.

Ele vai ao retiro, e ele está no retiro pensando assim; mais já pensou o que está acontecendo lá na cidade, aqueles tambores e todo mundo dançando, ah!! não aquele sambão rolando, aquelas coisas todas e eu estou aqui em neste lugar sendo mordido por mosquitos. Eu tenho que enfrentar essa fila para comer meia noite e ele vai reclamando, porque qual foi o propósito dele? ele está dividido.

Aí ele põe na mente dele assim; no outro ano eu vou ficar no carnaval. Aí no outro ano ele fica no carnaval e chega no carnaval. Ele está lá, batendo o bumbo, pulando e aí ele põe na mente dele assim: "José, e se Jesus voltar agora José?". Aí ele olha para cima e diz assim: será que Jesus... , aí perde o carnaval. É um sujeito que não sabe a quem serve, se serve a Deus ou se serve ao mundo. Esse texto aqui está bem interligado com o capítulo 4 que depois você vai estudar. Você não pode amar a dois senhores. Você não pode querer servir a Deus e o mundo, eu estou falando sobre fé, porque a fé é uma fidelidade integral e total a Deus.

Muitas vezes pensamos que fé é só aquele negócio do intelecto ou só o emocional; vamos lá gente vamos desenvolver a fé, o Espírito Santo de Deus está aqui, é poder agora. Fé é resultado do fruto do Espírito na sua vida, é o resultado do desenvolvimento espiritual, é na caminhada que você ganha fé de verdade, o novo convertido não tem fé? É claro que tem, na simplicidade dele, mas ele vai ter que progredir espiritualmente para realmente chegar a ser um crente estável. Por isso que às vezes no começo de uma vida cristã há toda uma instabilidade.

Podemos pensar neste exemplo de um novo convertido.Se converteu e sai e prega até para o poste; você aceita Jesus poste? O poste acende, aí ele diz já pode apagar eu já vi a sua luz. Ele sai pregando até isso, daí a pouco você vê aquele irmãozinho cabisbaixo: Você pergunta o que foi irmão! Ah!! eu não sei se Jesus me ama mesmo. Por que? Ele ainda está na instabilidade, mas olha, num crente mais maduro fé significa fidelidade a Deus.

Deus não atende aquela pessoa que vacila entre dois caminhos, que não tem lealdade, que tem um coração dobre. Este é uma alma dividida. É um coração dividido, um coração dobrado que aqui é traduzido como coração dobre. É um sujeito que nunca realmente acredita numa coisa só

Talvez você tenha demonstrado que a sua fé é uma fé que titubeia, é uma fé que fica vai, não vai, vai, não vai e você nunca sabe onde está pisando e talvez a pergunta sua hoje é, Pastor como é que vou alcançar sabedoria? Como é que eu vou busca-la de Deus, se eu tenho tantas dúvidas. É aqui que você tem que saber diferenciar entre o seu coração, a sua mente e o seu espírito.

Existe uma fé emocional que se acaba logo, existe uma fé intelectual onde a pessoa permanece crendo naquelas mesmas coisas sempre mas nunca consegue colocar em prática. Existe a fé espiritual, existe aquilo que só entende aquilo que vem de Deus. É aquele que é do Espírito e que anda em Espírito e que realmente é fiel a Deus.

Amados irmãos as dúvidas sempre as teremos, com menos intensidade quando você caminhar mais com Deus, com maior intensidade às vezes, mas uma coisa é certa, o justo não vive segundo as suas emoções. Você não crê em Deus porque está sentindo um fogo lá por dentro, que você orou aí você sentiu uma coisa sobrenatural que te arrepiou, você não crê em Deus por causa disso, você não crê que Deus vai responder as suas orações porque está escrito aqui simplesmente. Deus não é aquele que responde como se fosse bater num computador; atenção qual é a senha, agora bate enter, pronto; você não crê em Deus assim não é?

A fé é resultado, é produto de quem anda em espírito, de quem conhece a Deus, quem mantém relacionamento com Deus e é por este relacionamento que está falando a Deus. Ele pode explicar quem é esse Deus porque você tem intimidade com ele para você progredir na fé.

Quando as dúvidas vierem, você vai saber direitinho; não essas são as minhas emoções, eu sei diferenciar. Então dúvida, cale a boca quando vem aquela coisa do intelecto, então aí você diz intelecto fica quieto um pouco, agora vou buscar o meu Deus em Espírito e em verdade. aí o seu intelecto vai ser renovado pelo Espírito e as suas emoções vão acompanhar esse resultado de andar em Espírito. Por isso o crente não pode ser preguiçoso, crente não pode ser aquele que é se aceito uma vez por semana e pronto acabou, Deus tem um plano um projeto para a sua vida. Você precisa de fé e fé precisa ser desenvolvida.

Amados irmãos, as células estão aí, eu não vou dizer isso para convencer quem não está em células, mas eu vou dizer que a fé fez uma diferença muito grande e as células faz uma diferença muito grande para aqueles que estão em células. Porque juntos nós estamos estimulando a crescer e a nos desenvolver mos espiritualmente. Por isso todos esses estudos e assim, vai ter muita fomentação na vida das células Eé difícil mandar parar não é verdade?

As pessoas estão com sede, elas querem comer, estar sempre ali, ali está sendo gostoso, eles estão desenvolvendo algo que não desenvolviam antes. Porque fé não é uma varinha de condão, alguém com uma varinha de condão faz plín, pronto, tem fé, não; é algo que você precisa desenvolver.

O que pedimos, a quem pedimos, como pedimos, pedimos com fé? Então amados irmãos, vamos orar agora. Há uma afirmação de Siraque que diz assim: "Meu filho não desobedeças ao temor do Senhor, e dele não se aproxime com um coração vacilante, ai dos corações cheios de medo e mãos enfraquecidas, ai do pecador que anda em dois caminhos, ai de vós que perdesses vossa resistência".

Agora nós vamos dizer para Deus que nós confiamos nele e que nós queremos pedir por sabedoria para saber o que vamos pedir. Pois o pedir envolve sabedoria. Por isso pedindo sabedoria busque essa sabedoria meu irmão, Deus está falando com você, busque a sabedoria que vem do alto porque ela vai produzir vida na sua vida, busque a sabedoria do alto porque você vai saber como responder as questões, dar as respostas corretas, saber escolher entre um o outro emprego, entre um e outro companheiro ou companheira. Você vai ter as respostas certas. Busca a sabedoria de Deus que você vai saber se ter ou não ter um filho, se aquela é a hora ou não é a hora, você vai ter sabedoria de Deus em como tratar com seu esposo (a), com seus filhos.

A sabedoria de Deus não é algo longe distante de especulações a respeito do Universo, mas a sabedoria de Deus é algo que Deus dá a você para você aplicar na sua vida. Esse Deus pode chegar perto dele, não duvide não, deixe a dúvida para lá, Deus não é um governante complicado que você tem que se encher de protocolo para chegar lá perto dele, de processos e mais processos, andar por aqui por ali não; Deus é alguém liberal que ama dar, que é generoso, que é bondoso ele está pronto a ouvir você, é por isso que ele pediu, "Peça", é por isso que ele diz "Busque-me", por que ele quer que você faça isso, ele está aberto para você, não resta dúvida no coração de Deus a respeito de aceitar você ou não, Ele pode responder sim, Ele pode responder não e Ele pode responder espere um pouco, mas Ele vai responder porque Deus é bom, porque Deus é generoso, ele é Deus liberal, ele é um Deus que ama dar.

Busque, chegue perto de Deus assim meu irmão, Deus não é um carrasco não é um senhor que talvez você tenha conhecido, talvez você tem uma imagem destorcida por causa do seu chefe que exerceu autoridade errada na sua vida, do seu professor que exerceu autoridade destorcida na sua vida, de seu pai que foi um carrasco um relaxado e aí você nunca mais quer saber daquele sentido de autoridade e você criou um Deus para você que é um deus que você ao qual você tem que cumprir um fardo de leis e de legalismo para chegar até ele, não!

Deus é um Deus que está pronto a ouvir você e trabalhar na sua vida. Glória a Deus! Aleluia! Louvado seja o nome do Senhor! Glórias sejam dadas a Deus. Busque a Deus com fé agora meu irmão. Deus é Deus. Seja fiel nos caminhos do Senhor é isso que desenvolve a sua fé. É você ser fiel e quando você lê a Palavra toma posse da Palavra, inclua a Palavra na sua vida creia naqueles princípios e viva dentro daqueles princípios e quando você está na Palavra e a Palavra está em você, quando você está em Jesus e Jesus está em você, tudo o que você pedir vai ser concedido a você.Essa é a promessa de Deus, creia nisso Deus vai fazer o impossível.

Não importa o que você esteja pensando agora não importa que você diga Senhor mas eu não tenho fé para curar aquele câncer; tem sim, Deus pode fazer, Deus pode responder sim, não ou ainda não, mas ele vai agir e Ele é um Deus que cura, Aleluia, glória a Deus.

Oremos:
Deus é o Deus dos impossíveis, desenvolva a sua fé em nome de Jesus. Senhor ensina-nos ó Deus, ó Pai a perseverarmos; ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que no dia- dia nós alcancemos um coração sábio e progridamos para o alvo em Cristo Jesus. Nós oramos porque cremos que o Senhor é um Deus que nos ouve nós pedimos com fé em nome de Jesus.

Amém!

Pr: Ronaldo Batista