Outros Sermões Lucas

DEUS TEM UM PROJETO DE VIDA PARA NÓS
Lucas 1:13-17

INTRODUÇÃO
Amados, assim como Deus teve um projeto maravilhoso de vida para João Batista ele tem para você também. João Batista foi um homem extraordinário e morreu defendendo a sua fé em Deus. Embora seu nome só apareça por 14 vezes em três evangelhos (Mt, Mc e Lc) sua vida teve uma relevância tremenda na Obra que o Senhor desejava realizar.

Deus sempre tem um projeto de vida para nós. Observe o projeto de vida que Deus teve na vida do profeta Jeremias:
Jeremias 1:5 "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações".

O profeta Jeremias ainda não tinha nem nascido e o Senhor já tinha um plano para sua vida, já o queria como profeta entre as nações. João Batista também ainda não tinha nem nascido e o Senhor também já tinha um plano para sua vida.
Agora, você pode estar pensando assim: Ah! Pastor mas isso foi lá com João Batista e com o profeta Jeremias. O que isto tem haver comigo???
Hebreus 13:8 diz que o meu Deus, o meu Senhor foi o mesmo ontem, hoje e o será para todo o sempre. E se ele tinha plano e projetos de vida para os homens no passado ele tem para você hoje também. Amém???

Amado, o que o faz pensar que ELE teria um plano para vida desses homens e não teria para a sua!!! O que o faz pensar que para Deus João Batista e o profeta Jeremias são mais importantes que você!!!

Se você se sente assim, meio incapaz por não ser um João Batista, por não ter um chamado parecido com o de João Batista. Veja o que o Senhor Jesus diz a seu respeito em (Mt 11:11): "Digo-lhes a verdade: Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele."

E eu quero dizer-lhe algo esta noite que talvez você ainda não tenha se apercebido:

VOCÊ NÃO PERTENCE MAIS A ESSE REINO TERRENO, VOCÊ PERTENCE AO REINO DOS CÉUS. AMÉM!!!
Amados, assim como Deus teve um projeto de vida para João Batista, Ele também tem um projeto de vida para você. O Senhor deseja que sua vida seja cheia dos propósitos dEle.

Observe o que o Salmista Davi diz no Salmo 139:13 "Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe."
Ah! Pastor o senhor está falando isso, porque não conhece a minha vida!!! A é... Tomé... Então eu vou lhe dar mais uma porção da palavra de Deus para acrescentar fé ao seu coração, verso esse, que muitos recitam somente até a metade, esquecendo o finalzinho que é o mais importante: Rm 8:28 "Sabemos pois, que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo seu PROPÓSITO"

VOCÊ DESEJA QUE OS PROPÓSITOS DE DEUS SEJAM UMA REALIDADE EM SUA VIDA???
Responda: SIM OU NÃO???
- Ah! Pr. Eu desejo sim mas eu não consigo entender muito bem o que Deus deseja de mim!!!
Então meu irmão, em linhas gerais e em concordância com o texto que acabamos de ler, vamos tentar entender o que o Senhor deseja de nossas vidas. Porque o entender o que o Senhor quer de nossas vidas é essencial para que cumpramos os PROPÓSITOS para o qual viemos à esse mundo: Observe bem... Em primeiro lugar...

O SENHOR DESEJA E PROJETA QUE:
1 - SEJAMOS UMA BÊNÇÃO PARA OS DE NOSSOS LARES (v.14a)
"Em ti haverá prazer e alegria..."
Essa palavra foi dita para Zacarias, pai de João Batista. O anjo disse assim: "Olha, Zacarias vai lhe nascer um filho de Isabel e esse filho vai lhe trazer grande prazer e alegria".

Amados... Deus deseja que os seus familiares, que os de sua casa recebam grande prazer e alegria através da sua vida. Você é portador de alegria para os seus??
Tem sido assim em sua casa??? Se NÃO tem sido assim em sua casa, não culpe Deus por isso. A vontade dele, mesmo antes que você nascesse é que você fosse uma bênção no meio dos seus.

Saiba de uma coisa: Você sera sempre padrão de comportamento em sua família.
É assim ou não??? Se qualquer de seus familiares que não conhecem ao Senhor erra. Os outros familiares dirão:
- Que pena ele errou, mas ele é assim mesmo!!!
Agora, se o crente pisar na bola!! É na hora...
- Olha lá depois ainda tem a coragem de falar que é crente...

Porque isso acontece??? Porque os seus familiares vão sempre olhar para você como padrão de comportamento. Embora, eles nunca admitam isso, eles sabem que aquele que se achega a Jesus, está buscando um algo melhor para sua vida. Você sempre terá a obrigação de trazer harmonia e alegria para sua casa. E graças a Deus por isso... Porque isso é propósito de Deus.
Você já imaginou se o ímpio fosse padrão de comportamento???

Deus quando nos projetou tinha em seu coração que nós fossemos canal de bênção para nossos pais, irmãos, irmãs e familiares. Enfim, para todos que estivessem ao nosso redor.
Zacarias, olhava para João Batista, seu filho e sentia grande regozijo. Nós podemos imaginar até mesmo João Batista sendo aquela criança que trazia prazer para seus pais.

Deus jamais quis, jamais projetou algo ruim para nós. O projeto de Deus para nossas vidas sempre gira em torno das Bênçãos que podemos ser para outras pessoas. Ele conta com você para exalar o seu doce perfume.
Sabe por que? Porque esse foi o projeto de vida para o seu próprio filho Jesus.
Ele veio para abençoar vidas. Ele também tinha um propósito muito bem estabelecido, antes mesmo de ser colocado entre nós.
Que perfume você tem exalado meu irmão??? Amados, sejam uma bênção no meio de seus familiares.

Em Segundo lugar...
O SENHOR TAMBÉM PROJETA E DESEJA...
2 - QUE SEJAMOS UMA BÊNÇÃO PARA A SOCIEDADE (v.14b)
"e muitos se regozijarão com o seu nascimento."
Não somente os de sua casa, mas muitos dos de seu convívio seriam influenciados pela vida de João Batista. O mundo também seria abençoado. Também se regozijaria com ele. Com o seu nascimento.

Por que isso aconteceria???
- Porque aquele menino veio com um propósito.
- Porque aquele menino veio com uma missão.
- Porque aquele menino foi criado por Deus para influenciar vidas.

Amados, eu tenho me preocupado muito. Com o impacto que temos causado na sociedade.
Qual é a influência da igreja perante aquelas pessoas que ainda não conhecem o Senhor???
Será que é uma influência POSITIVA ou NEGATIVA??? Deixe-me dizer-lhe algo: Se for NEGATIVA não vem de DEUS, NÃO...

Qual é o impacto que causamos na sociedade como um todo??? No meio em que vivemos???

As pessoas se regozijaram com o nascimento de João Batista, porque sabiam que aquele nascimento era fruto de um milagre de Deus. E que por ser fruto de um milagre de Deus, com certeza teria um propósito de Deus para todos aqueles que faziam parte daquela sociedade. As pessoas seriam influenciadas pela vida dele.

Amados, as pessoas precisam ser influenciadas por nossas vidas.
Qual é a diferença que nós temos causado na sociedade??? Qual é a diferença que temos causado diante de nossos amigos que ainda não conhecem o Senhor Jesus???
Repare que o termo usado na referência à João Batista, está no futuro: "E muitos se regozijarão com o seu nascimento"
Algo iria acontecer após o nascimento de João Batista. Algo iria acontecer durante a vida de João Batista que iria trazer alegria, regozijo àquele povo que convivia com ele.

Amados, Deus deseja isso de nossas vidas também. VOCÊ TEM DÚVIDAS QUANTO À ISSO???
Se não fosse assim o Senhor Jesus não usaria termos como: Vós Sois LUZ do MUNDO..., Vós sois o SAL da TERRA... Para definir a nossa ação aqui neste planeta. LUZ PARA ILUMINAR E SAL PARA SALGAR.

Temos sido Luz para mundo??? Temos sido Sal para a nossa Terra???
Muitos seriam impactos, renovados e transformados pelo ministério de João Batista. As pessoas tem que ser tocadas de alguma forma pelos nossos ministérios também.

O que você tem feito com o seu Dom??? A onde você tem usado o Dom que há em ti??? Está guardado??? Está escondido???
Mas, pastor como que isso se reflete na igreja??? Como podemos perceber isso na igreja??? Como podemos perceber se estamos impactando a sociedade o não??? Meus queridos, desculpem-me, mas isso é simples, é muito fácil. Nós percebemos isso na igreja através do crescimento da igreja.

Se a igreja cresce é um sinal claro e evidente que estamos de alguma forma influenciando a nossa sociedade. Se NÃO cresce é porque NÃO estamos influenciando ninguém.
Não vamos ficar por aí tapando o Sol com a peneira... Até pouco tempo atrás eu mesmo usava uma desculpinha triste e enfadonha. Dizendo:
Ah! O que importa é a qualidade e não a quantidade. Porém, o problema era que nós não crescíamos e honestamente falando, nem tão pouco tínhamos a tão almejada qualidade. Porque a mentira, a fofoca e as brigas imperavam na igreja. Onde estava a qualidade nisso???

Amados, desculpe-me se estou sendo muito direto. Mas, existe uma máxima que diz: "contra fatos não há argumentos". Se a igreja influência ela cresce, se não influência ela não cresce.
O Senhor tem como projeto, e faz parte desse projeto que: sejamos uma bênção para essa sociedade. Amém!!!
Quantos aqui hoje desejam ser bênção no meio em que vivem??? Glória a Deus!!!

Em terceiro lugar...
O SENHOR AINDA PROJETA E DESEJA...
3 - QUE SEJAMOS GRANDE AOS OLHOS DELE (v.15a)
"Pois ele será grande diante do Senhor"
Deus não criou nenhum homem para que seja insignificante e medíocre diante dELE.
O Senhor deseja que você seja grande diante dos olhos DELE. Você entende isso???
Você deve crescer diante dos olhos de DEUS e não diante dos olhos dos homens. O problema é que muitos estão buscando ser grande diante dos homens.

Busque os galardões que vem do Senhor e não os que vem dos homens. O reconhecimento humano é aquele tapinha nas costas dizendo: Parabéns!!! O Reconhecimento de Deus tem validade para toda a eternidade.
Amados, não se preocupe em querer viver agradando pessoas, preocupe-se em agradar a Deus que lhe deu a VIDA.
Agora, querido. Como você pode agradar a Deus??? Como você tornar-se GRANDE diante dos olhos do SENHOR???
Isso é simples... É fazendo a VONTADE DELE... É Cumprindo os PROPÓSITOS DELE para sua vida e não simplesmente os seus.

- AH!! Pastor estou entendendo... Então o Grande Segredo é descobrir qual é a vontade do SENHOR para minha VIDA??? É exatamente isso...
Você já sabe o que o SENHOR quer de sua VIDA???
Você já sabe o porque de sua existência???
Você sabe para que você foi criado???
Amados, o que o Senhor tem colocado em seu coração??? Qual é o sua meta nesta vida?

Durante minha vida fiquei observando alguns alvos de vidas que estão ao meu redor. De pessoas que são do meu convívio... E fiquei pensando!!!
Será que nós existimos somente para passar por essa vida???
Será que o único objetivo de nossas vidas é criar o nossos filhos???
É ver nossos filhos casados e bem sucedidos???
Será que nosso maior objetivo é ter uma casa própria???
Será que o nosso único objetivo de vida é chegarmos à aposentadoria???

Se você ainda não sabe especificamente qual é o seu ministério. Se você ainda não conseguiu identificar o porquê de sua existência. Pergunte para o Senhor agora mesmo. Peça para que Ele fale contigo e revele a razão da sua existência.
Ele te criou com um propósito e Ele não quer que você seja ignorante com relação a isso.
Foi ele quem lhe deu a VIDA. E somente ele que merece ser agradado. Faça sempre a Vontade de Deus e você jamais se arrependerá.
Seja grande aos olhos do SENHOR...
Diga para o Seu irmão: Meu irmão seja grande aos olhos do Senhor

Em quarto Lugar...
O SENHOR PROJETA E DESEJA AINDA:
4 - QUE SEJAMOS CONSAGRADOS A ELE (v.15b)
"não beberá vinho nem bebida forte"
Amados, o quanto nós temos nos santificado ao Senhor??? O quanto nós temos consagrado nossas vidas ao Senhor??? Qual tem sido o nosso nível de Santidade???

Nunca lhe ensinaram o que é se consagrar ao SENHOR!!! Nunca lhe disseram que é necessário ser Santo diante do SENHOR!!!
I Pe. 1:16, repete o que está escrito em Lev. 19:2:
"Sede santo, porque eu o Senhor teu DEUS sou santo".
Quantos em nossos dias estão verdadeiramente dispostos a ter uma vida de santidade diante de Deus???

Você pensa que é fácil ter uma vida de SANTIDADE??? NÃO É NÃO... Exige consagração diária... Você precisa morrer um pouco para si mesmo a cada dia.

É como o próprio João Batista disse: "É necessário que ele cresça e que eu diminua". Que frase tremenda!!!
Quer ter uma vida de santidade deixe o Senhor Jesus crescer: DENTRO DE VOCÊ. Dê espaço para o Espírito Santo dentro de você.

É muito bonito nós virmos às nossas igrejas e termos aqui um momento de louvor ao Senhor e comunhão. Mas, quantos de nós estamos de verdade dispostos consagrar nossas vidas a Deus!!!

Deixe-me fazer um teste com vocês, porquê talvez você não esteja entendendo muito bem o que estou querendo dizer. Como você faz para identificar se você tem tido uma vida de consagração a Deus ou não??? Simples... Olhe para dentro de você e pergunte para você mesmo: O quanto eu tenho pensado nas coisas de Deus diariamente e o quanto eu tenho pensado nas coisas do mundo, nas minhas coisas particulares???

Pare um pouquinho e pense nisso... pense nisso agora... pense nisso... E então??? Para que lado você tem pendido mais??? Para as coisas de Deus ou para as coisas do Mundo???
O que tem ocupado mais tempo em sua vida??? As coisas de Deus ou as coisas do Mundo??? Mas, pastor o que o senhor está dizendo??? Para eu deixar o meu trabalho e me dedicar somente às coisas de Deus...

Meu amado(a) estou lhe dizendo que tudo o que você fizer tem que ser consagrado ao Senhor e que se você realmente tem o Senhor em você, não tem como você não pensar nas coisas DELE.

Consagração... Mais do que simplesmente palavras, trata-se de tempo com Deus.
Tempo se preocupando com as coisas do Reino do Senhor. Tempo meu irmão... Talvez o seu tempo seja uma das coisas mais preciosas que você tenha. A onde ele tem sido empregado. Em CONSAGRAÇÃO ou no MUNDÃO. Você dedica a maior parte do seu tempo para aquilo que você mais valoriza em sua vida. É a realidade... O que você mais valoriza em sua vida???

Um desses Sábados nós consagramos o "Baixo" e as mãos da Larissa, nossa levita local ao Senhor. O que isso significa??? Significa que o "Baixo" da Larissa será usado somente para entoar cânticos de louvor ao Senhor. Todo o TEMPO daquele
baixo será para o Senhor. Significa que as mãos da larissa tocarão somente cantos ao Senhor. Você consegue entender isso???

Santidade/Consagração é uma vida de renuncia e abstinência do PECADO. É um dizer, não diariamente ao Pecado e tudo que pode levá-lo a pecar. Como está a sua vida??? Tem sido uma vida consagrada a Deus???

Esse menino não beberá vinho nem bebida forte. O corpo dele será templo do Espírito Santo. O nosso corpo é templo do Espírito Santo???
Como nós temos tratado do Templo do Espírito Santo???
Ah! Pastor também não precisa ser tão rigoroso assim???
Amados, como muito carinho... Uma coisa é nós fazermos parte do mundo, outra bem diferente é o mundo fazer parte de nós. Uma coisa é você influenciar o mundo, outra bem diferente é o mundo exercer influência em sua vida.
É sobre isso que estou falando... Não quero exercer julgo sobre você. Mas, gostaria que você entendesse que a única maneira de você influenciar o mundo é tendo uma vida consagrada a Deus. E aí você vai influência em sua casa, na
sociedade, na escola, no trabalho e onde quer que você esteja. Entende???
Deus projetou e deseja que sejamos consagrados a ELE... Você tem uma vida de consagração a DEUS???
Diga para o seu irmão: Consagre-se à Deus.

Em quinto lugar...
O QUE MAIS O SENHOR PROJETOU DESEJA DE NOSSAS VIDAS???
5 - QUE SEJAMOS PESSOAS CHEIAS DO ESPÍRITO SANTO (v.15c)
"será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno"
Aquele menino que estava ainda no ventre de Isabel, seria um homem cheio do Espírito Santo.

O SENHOR tem o mesmo desejo para nossas vidas. Ele deseja que sejamos cheios do Espírito Santo.

Não acontecerá nada em nossas vidas nem na vida daqueles que estiverem ao nosso lado se não formos cheios do Espírito. Você nasceu para ser cheio do Espírito Santo.

Quantos aqui esta noite desejam ser cheios do Espírito???
Ser cheio do Espírito é estar cheio de poder para fazer a Obra do Senhor. O Senhor Jesus mandou que seus discípulos ficassem em Jerusalém até que do céu fossem cheios do Espírito Santo.
Você não conseguirá executar a obra que o Senhor tem para sua vida se NÃO estiver cheio do Espírito Santo. Sozinho não conseguiremos nada.

Muitos ministérios por aí, tem ruído porque seus líderes tem buscado fazer a Obra com suas próprias forças. Não Funciona... É preciso estar cheio do Espírito Santo.

Se o SENHOR não enchesse a João Batista com o seu Santo Espírito, ele seria um homem comum para aqueles tempos, sem Poder e sem Ousadia. Se o SENHOR não nos encher com o seu Santo Espírito nós também seremos homens e mulheres comuns, sem poder e sem unção de Deus.

Até mesmo o Senhor Jesus, quando de seu batismo precisou ser Cheio do Espírito Santo de Deus.
O Senhor quer que você seja Cheio...
Diga para o seu irmão: O Senhor deseja que você seja Cheio do Espírito Santo.
Agora diga para o Senhor: SENHOR eu desejo ser cheio do seu Santo Espírito.

E em Sexto e último lugar...
O SENHOR PROJETOU E DESEJA...
6 - QUE SEJAMOS PESSOAS COM UMA MISSÃO A CUMPRIR (v.17)
"E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado".

João Batista teve a sua missão e a cumpriu muito bem... Nós também hoje no ano de 2003 temos a nossa missão.
Você tem consciência disso??? O que você imagina ser a sua missão??? E mais do que isso, você tem cumprido a essa missão???

A palavra do SENHOR diz: "Ide por toda a terra...."
Até onde nós temos ido para pregar o palavra do SENHOR???
Até o quintal de casa???
Até o vizinho da direita ou da esquerda???
Até o teu local de trabalho???
Até a escola???
Qual tem sido o seu raio de ação???

Xiii... eu sou daqueles crentes que tenho me preocupado somente com a freqüência nos cultos da igreja... Acha que participando das programações já cumpriu a sua obrigação!!! Não meu irmão... Nós temos uma missão a cumprir, tenha consciência disso.
Em que estágio você está de sua vida cristã???

Talvez você seja um novo convertido e eu não quero ser peso sobre a sua vida, porque você precisa crescer ainda. Você precisa aprender a caminhar com o Senhor.

Talvez você seja daqueles que diz: pr. Eu não tenho tempo... Eu trabalho muito... E aí eu vou lhe perguntar você está trabalhando para quem???

Somente para você ou você tem pensado na Obra do Senhor também???

Em suma a grande pergunta que deve permear as nossas mente é a seguinte: O que eu tenho feito pelo meu SENHOR???
Se nós usamos a palavra SENHOR para nos referirmos à Jesus, pressupõe-se que somos seus SERVOS. É isso??? SIM ou NÃO???
O que temos feito por nosso SENHOR???
Qual é o preço que temos pago???
Quanto nos tem custado servir a Deus???

NADA!!! As vezes eu penso que há uma confusão entre Servo e SENHOR, SENHOR e Servo. Tem muito Servo por aí pensando que é SENHOR:
Senhor eu determino que o SENHOR faça isso.
Senhor eu quero isso e aquilo.

Nada de errado em objetivar patrimônios e prosperidades em nossas vidas. Porém, o grande problema é a importância, a relevância que você tem dado a isso. Quem é SENHOR em sua vida VOCÊ ou DEUS??? Faça um exame aí dentro de você... Se você chegou à conclusão que é você, eu preciso lhe falar algo com todo carinho e amor: VOCÊ PRECISA SE CONVERTER.

Nós estaremos esse final de ano começando as Obras de construção de nosso templo. E eu tenho dito para vocês que congregam conosco. Para quem nós vamos construir esse templo??? Quem nós queremos abrigar nesse nosso novo templo???

E o Senhor tem falado ao meu coração esse templo não é para nós. Esse templo é para aqueles que ainda vão chegar. São para aqueles que nesse momento:
estão envolvidos com drogas;
são para aqueles que agora estão dormindo em camas erradas;
são para aqueles que agora estão nos bares da cidade.

São para os nossos futuros irmãos em Cristo, que ainda não sabem que serão nossos irmãos. É para eles amados...
Nós não queremos construir um templo de mármore e granito. Nós queremos construir um templo que abrigue aqueles para os quais o Senhor Jesus veio a esse mundo.

E eu tenho dito aos meus irmãos: Quanto vocês estão dispostos a gastar para ter essas vidas que o Senhor veio buscar, dentro desse novo templo??? Vai lhe custar algo...
Qual é a tua missão??? Qual é a nossa missão como igreja do Senhor Jesus Cristo???

CONCLUSÃO
Meus amados o SENHOR nosso Deus tem um projeto de vida para nós. Creia e viva isso. E ele deseja que sejamos:
1. Uma Bênção em nossos lares;
2. Uma Bênção para a Sociedade;
3. Grandes aos seus Olhos;
4. Consagrados à ELE;
5. Cheios do Espírito Santo;
6. Pessoas com uma Missão.

Meus irmãos, eu não sou muito bom para fazer as pessoas rirem. E também não tenho uma grande homilética. Mas, eu sei o que o Senhor quer de minha vida.
A pergunta que eu quero deixar para você essa noite é a seguinte: VOCÊ SABE O QUE DEUS QUER DA SUA VIDA???
E se você sabe você está disposto a fazê-lo???

Deus tem algo grande para você meu irmão. Deus tem algo grande para nós como igreja. Mas, para que o GRANDE do Senhor aconteça aqui na terra nós precisaremos estar disponíveis e dispostos a executar o que DEUS PROJETOU PARA NÓS.

Você está disposto???

Pr. Celso
Ministrado em 26/10/2003 na Igreja Cristã Nova Aliança - Mauá/SP