Outros Sermões Juízes

PORTAS ABERTAS PARA DAR PASSOS DE FÉ
Juízes 7.15-22

INTRODUÇÃO
Dar passos de fé significa caminhar com ousadia olhando para a vitória apesar dos obstáculos e dificuldades que querem nos forçar a parar.
Gideão precisava vencer os Midianitas e as circunstâncias queriam levá-lo a desistir do seu chamado, desistir da sua conquista.
Hoje você pode estar passando por um tipo de problema semelhante ao de Gideão: lutando contra a falta de emprego, lutando contra um vício, contra sentimentos de violência dentro de você, a bebedice que lhe rouba o convívio com pessoas que você ama; porém, existe o Deus dos deuses, aquele que lhe chama para você se posicionar, crer e obedecer para obter a vitória.
Gideão anima o povo dizendo que Deus havia entregado os Midianitas nas mãos deles. Deus, assim como Gideão, hoje lhe convoca dizendo: Levantai-vos! (v15).
Não é mais tempo de ficarmos prostrados, chorando, olhando o poder do exército inimigo; é tempo de nos levantarmos e darmos passos de fé não importando a circunstância, mas sabendo que Deus é por nós.
V16 - Gideão divide os 300 homens do seu exército em 3 grupos de 100:

1 - ATITUDES QUE PRECISAMOS TER PARA DAR PASSOS DE FÉ:
a) 1º GRUPO DE 100 - VENCERAM A INCREDULIDADE QUEBRANDO O VASO

Para vencermos a incredulidade nós precisamos quebrar o vaso, quebrar o cântaro.

Quebrar o cântaro significa deixar para atrás todo pensamento da carne que queira nos impedir de andar.
O homem precisa ser moldado pelo Oleiro - moldado em seus pensamentos e em suas convicções. À medida que conhecemos a Deus nós nos revestimos de seu Espírito (Jz 6.36) "Então, o Espírito do Senhor revestiu a Gideão ..."
Oséias 6.3 - "Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor..."
Quebre com o conhecimento da carne e deixe o oleiro dar a forma que Ele quer para o vaso novo.
Não fique conformado com as situações ruins dizendo ao oleiro: Me coloca no forno assim mesmo, nada vai mudar!
Creia, que Deus criou você para ser vaso de honra!
Todo conformismo com as deformações da carne tem que ser quebrado e assim você dará passos sempre com fé em direção a sua vitória.
Aquele grupo poderia ter desistido ao ver que ao invés de espada, Gideão dá cântaros em suas mãos.
O povo hebreu conhecia a intervenção divina a seu favor nas guerras.
Várias vezes Deus acabara com exércitos inimigos usando armas ofensivas desconhecidas pelo adversário: saraiva (chuva de granizo), pedras de gelo caíam sobre o inimigo, de como aconteceu em Gideão (Js 10.11-12) quando o sol e a lua ficaram parados.
Para eles as armas sobrenaturais eram as mais eficientes.
Em que tipo de arma você tem colocado a sua confiança?
A Bíblia diz que a nossa luta não é contra a carne, nem contra o sangue, mas contra as potestades nas regiões celestiais.
A sua luta não é contra o seu marido bêbado que lhe bate; não é contra a sua esposa que lhe trai ou que é gritona, insubmissa; não é contra o seu filho drogado. A sua luta é contra satanás que potencializa pessoas para lhe fazer parar de caminhar.
Vença o pessimismo, vença a incredulidade, vença a carne e lute com as armas de Deus.

2 Co 10.4-5 - "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo."

b) 2º GRUPO DE 100 - NÃO OLHARAM PARA O TAMANHO DO PROBLEMA, MAS OLHARAM PARA A LUZ DAS TOCHAS:
No v12 diz que os Midianitas estavam juntos com os Amalequitas e todos os povos do Oriente e que cobriam o vale como uma multidão de gafanhotos e que os seus camelos eram uma multidão incontável como a areia da praia.
Se Gideão não tivesse certeza de que Deus é que era a vitória dele, jamais daria o passo de fé indo ao espaço do inimigo com cântaros, tochas e trombetas.

Hoje o seu problema parece como gafanhoto que quer destruir a sua plantação, proliferando-se e atacando sem reservas?
Quantos têm olhado para os problemas, esquecendo de olhar para Deus?
Repita: Deus é maior que o meu problema.
Não desista! Olhe para o Senhor que é a sua luz!
Hb 12 - "... corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus".
Quando o vaso é quebrado a luz interior aparece dissipando toda treva, todo medo do gafanhoto, iluminando o caminho que devemos seguir.
Hoje mesmo, pare de olhar para os seus problemas, quebre com o que não for fé e deixe a luz do Senhor resplandecer.
2 Co. 4.6-7 - "Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós."

c) 3º Grupo de 100 - OBEDECERAM A DEUS INCONDICIONALMENTE E TOCARAM A TROMBETA
Aqueles homens não ficaram discutindo com Gideão de que eles estavam numa fria com cântaros e trombetas nas mãos, mas obedeceram.
Deus trabalha com o princípio de que se obedecermos às suas instruções, vamos vencer.
Josué estava em frente às muralhas de Jericó. Deus deu as instruções. A Bíblia diz que o povo obedeceu integralmente as ordens de dar 7 voltas, tocar as trombetas e gritar.
Hoje você precisa obedecer ao Senhor. Toque a trombeta, cante louvores, grite que Deus é a sua espada v.20 - Espada pelo Senhor e por Gideão!
O diabo não vai ouvir de seus lábios murmurações, mas Deus vai ouvir o canto de vitória, o barulho da festa no seu interior.
Não importa o problema, obedeça e siga as estratégias do Senhor em cada área da sua vida.

CONCLUSÃO:
No v.20 diz que os 300 foram divididos em três companhias, tocaram as trombetas e despedaçaram os cântaros; e seguravam na mão esquerda as tochas e na mão direita, as trombetas.
O pânico tomou conta do exército adormecido.
Deus hoje quer dar vitória a você, quer que você obedeça dando passos de fé, sem medo ou incapacidades, mas cheio da capacitação do Senhor. Hoje Ele quer fazer confusão no acampamento de satanás.
V.22 - Quando soaram as 300 trombetas ao redor do acampamento os Midianitas assustados, começaram a matar uns aos outros - "O Senhor tornou a espada de um contra o outro".
Mais uma vez o milagre de Deus, a espada do Senhor foi quem operou a libertação do povo.
Hoje mesmo dê passos de fé para grandes conquistas que o Senhor quer proporcionar aos seus servos.
2 Co 5.7 - "Visto que andamos por fé e não pelo que vemos."
A porta está aberta, basta caminhar com fé em sua direção.

Bispo Bita Pereira