Outros Sermões Josué

GERAÇÃO DA CONQUISTA
Josué 1

Após a morte de Moisés, o Senhor estabeleceu Josué no comando do seu povo e ordenou-lhe que passasse o Rio Jordão para conquistar definitivamente a terra de Canaã.

Depois de muitos anos perambulando no deserto, os filhos de Israel agora estavam na fronteira da terra prometida. Aliás, quarenta anos antes estiveram ali bem perto, mas a geração de então, os seus pais, não creram que Deus seria capaz de lhes dar aquela terra que, como eles mesmos puderam comprovar, manava leite e mel.

Que diferença entre essas duas gerações! A primeira, tinha tudo para possuir a terra, mas não creram. Os doze príncipes que sairam para espiar Canaã voltaram, com excessão de Josué e Calebe, totalmente desanimados. Infamaram a terra que tinha explorado, dizendo: "Essa terra devora os seus moradores. O seu povo são homens de grande estatura. Éramos como gafanhotos perante eles. Certamente ali cairemos à espada e as nossas mulheres e nossos filhos lhes serão por presa. É melhor voltarmos ao Egito!" E assim provocaram a Deus pela sua incredulidade e, como muito bem conhecemos a história, lamentavelmente pereceram no deserto.

Mas como era diferente esta segunda geração que agora estava sob o comando de Josué! Todos os seus guerreiros estavam prontos para entrar em Canaã e conquistá-la.

Eles demonstraram duas atitudes fundamentais para a conquista, que nos servem de modelo, se quisermos também nos apossarmos das grandes bênçãos que Deus tem para nós:

Em primeiro lugar, confiavam que Deus era suficientemente capaz de lhes dar a vitória. Disseram a Josué: "Certamente o Senhor nos deu esta terra em nossas mãos, e todos os seus moradores estão desmaiados diante de nós" (Js 2:24); e, em segundo lugar, estavam absolutamente submissos à liderança estabelecida por Deus, conforme podemos verificar no seu compromisso com Josué: "Tudo o que nos ordenaste faremos, e aonde quer que nos enviares iremos. Como em tudo ouvimos a Moisés, assim ouviremos a ti. Todo homem que for rebelde à tua boca e não ouvir as tuas palavras, será morto. Tão somente esforça-te e tem bom ânimo". (Js 1:16-18).

E você, quer também fazer parte da GERAÇÃO DA CONQUISTA? É necessário confiar plenamente na Palavra do Senhor e também sujeitar-se à sua liderança espiritual, pois foi o próprio Deus que estabeleceu o governo e o princípio de autoridade.

Medite nos textos abaixo e comprove que estes são os passos simples mas indispensáveis para conquista de uma vida abundante, bem como um ministério poderoso e frutífero:

I - CONFIANÇA TOTAL NO SENHOR
"Ó Senhor, Deus dos céus. Tu dominas sobre todos os reinos dos povos, e na tua mão há força e poder, e não há quem te possa resistir. Pois para Deus nada é impossível". (2 Sm 20:6; Lc 1:37).

"Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi: que o poder pertence a Deus. Sim, posso todas as coisas naquele que me fortalece!". (Sl 62:11; Fp 4:13).

II - SUBMISSÃO À AUTORIDADE
"As autoridades foram constituídas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus. Sede submissos... humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte". (Rm 13:1-2; 1 Pe 5:5-6).

"Deus dá graça aos humildes... Sujeitai-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós". (Tg 4:6-7).